São Paulo, sexta-feira, 28 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fracassa negociação para fim de testes

Reunião termina hoje em Genebra

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Os embaixadores que participam das negociações de um tratado que proíbe testes nucleares admitiram que não há acordo para que ele seja aprovado hoje, data-limite de sua conclusão.
O embaixador holandês Jaap Ramaker, que preside a Conferência de Desarmamento da ONU em Genebra, disse que submeterá hoje um texto aos 61 participantes.
Ele admitiu que as discussões ainda não estão suficientemente amadurecidas para que o documento seja votado hoje.
Para evitar o fracasso total de quase três anos de negociações, os representantes terão um mês para analisar a proposta e realizar consultas com seus governos.
Um dos problemas para a assinatura do acordo foi a negativa da Índia ao pedido de que os países que têm potencial nuclear, o seu caso, assinassem o documento junto com as cinco potências nucleares declaradas: EUA, Rússia, China, França e Reino Unido.
A Índia não aceita assinar o documento sem que haja, junto com o fim dos testes nucleares, um plano de eliminação gradual dos arsenais. Na forma atual, segunda a posição indiana, o tratado perpetuaria o atual monopólio nuclear.
É provável que o Paquistão, outro país com tecnologia nuclear e adversário da Índia, também não assine o documento.
Nova reunião
A conferência volta a se reunir em 29 de julho, quando os 61 países decidirão se mandam o texto para assinatura na Assembléia Geral da ONU. O veto de um deles pode impedir a aprovação.
Nenhum dos diplomatas presentes à reunião quis qualificar o encontro como um fracasso, mas mostravam-se evasivos sobre a possibilidade de alcançar um acordo daqui a um mês.
O representante da China, Sha Zukang, colocou em dúvida a chance de que o documento possa ser imposto a Estados soberanos.
A França foi a única das cinco potências nucleares que se comprometeu a assinar o documento.

Texto Anterior: Banco Mundial faz texto sobre populismo na América Latina
Próximo Texto: TRANSIÇÃO TCHECA; BILATERAL; NARCOTRÁFICO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.