São Paulo, sábado, 29 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mensalidade renderia pouco

DA REDAÇÃO

A cobrança de mensalidades nas universidades estaduais paulistas também dividiu os representantes do governo e das universidades.
"Os dados da Unicamp mostram que, se os alunos pagassem o que pagam, por exemplo, os da PUC (Pontifícia Universidade Católica), a mensalidade corresponderia a algo em torno de 10% do orçamento da universidade", diz, Luís Carlos Guedes Pinto, da Adunicamp (associação de docentes).
"Acontece que, no caso da Unicamp, entre 30% e 40% dos estudantes não teriam condições de pagar. No caso da Unesp, mais de 60% não poderiam pagar."
Por isso, diz ele, "é um equívoco se imaginar que essa é uma saída".
O argumento foi rebatido pelo secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Emerson Kapaz.
"Nessa questão de complementação dos recursos das universidades por alguns mecanismos, como o ensino pago do aluno, eu concordo com o professor Guedes: vai ser muito pouco. Mas por ser pouco não precisa ser menosprezado. É pouco? É. Tem outros mecanismos que podem complementar o orçamento? Tem."

Texto Anterior: Para professor, salário é baixo
Próximo Texto: GLOSSÁRIO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.