São Paulo, sábado, 29 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BC vai reduzir compulsórios dos bancos

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O Banco Central anunciou ontem à noite que vai reduzir, a partir de agosto, os percentuais dos recolhimentos compulsórios sobre os depósitos à vista e a prazo junto aos bancos.
O objetivo do governo, segundo o BC, é liberar mais dinheiro para a economia, através de novos empréstimos bancários. As taxas de juro dos empréstimos ao setor privado, por sua vez, devem cair um pouco mais com a medida.
Este mês os bancos recolherão, em média, 83% do dinheiro dos depósitos à vista. Em agosto o percentual cai para 82% e, em novembro, para 81%. Esse compulsório cede mais um ponto percentual em novembro e em dezembro e, em janeiro do ano que vem, cai mais três pontos para 75%.
Os recolhimentos obrigatórios sobre os depósitos a prazo também serão reduzidos, mas não por meio do percentual de cálculo. Será alterada a metodologia de mensuração desses depósitos, esticando-se o prazo envolvido.
Afrouxamento
Segundo o BC, o "afrouxamento" da liquidez foi adotado para acompanhar o pacote agrícola, anunciado ontem, que prevê juros mais baixos.
Cada vez que o BC diminui o recolhimento compulsório dos bancos, estes ficam com mais caixa para fazer novos empréstimos.

Texto Anterior: Bolsa de SP lidera, seguida pelo CDB
Próximo Texto: Indústria planeja cortar mais os custos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.