São Paulo, sábado, 29 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Peso motiva fracasso dos brasileiros

Equipe fica em quinto na Liga

RODRIGO BERTOLOTTO
DA REPORTAGEM LOCAL

O excesso de peso foi o culpado pela má campanha do Brasil na fase final da Liga Mundial. Essa é a opinião dos jogadores da seleção.
Segundo eles, a preparação visando a Olimpíada de Atlanta fez com que a equipe brasileira chegasse à Liga Mundial sem chances de competir com os europeus.
Nas partidas disputadas de Roterdã (Holanda), o Brasil perdeu para Itália, Holanda e Rússia, e só conseguiu ganhar da equipe chinesa nessa etapa final do torneio.
"Os times da Rússia, Holanda e Itália estão vindo de um campeonato europeu muito forte. E nós estamos treinando só a parte física. Jogamos pesados, e isso acabou refletindo na velocidade em quadra", disse o atacante Max.
"Estamos com 65% de nossa capacidade. Falta explosão, nosso contra-ataque precisa ser aprimorado e não fomos lapidados."
Crise minimizada
Ontem, o Brasil foi derrotado pelos russos por 3 a 0 (15/13, 15/12, 15/13), em 1 hora e 57 minutos.
Os jogadores do seleção brasileira preferiram minimizar as derrotas da última semana.
"Não há crise. A Liga Mundial é só preparação para a Olimpíada. Lá tudo será diferente", afirma o atacante Marcelo Negrão.
Segundo Negrão, os times que foram bem na liga podem fracassar em Atlanta (EUA).
"O clima olímpico modifica tudo. Acho que equipes como EUA, Argentina, Polônia e Bulgária podem superar os times que estão disputando esta fase da liga."
Europeus em risco
Para Max, os europeus já chegaram ao ápice da preparação e devem decair no final de julho, quando serão disputados as partidas pelos Jogos Olímpicos.
"Eles vão chegar a Atlanta em final de temporada. Já vão estar na descendente", afirma Max.
O atacante Giovane concorda com os companheiros. "Esse torneio serviu apenas de parâmetro. Vimos como estão as outras equipes, mas não devemos mudar nossa preparação", disse Giovane.
Para Giovane, os europeus foram melhor na liga deste ano por estarem mais acertados.
"Eles mostraram-se forte na parte defensiva, principalmente no bloqueio."
O Brasil ficou na quinta colocação do torneio deste ano, mesma posição ocupada em 92, quando o time foi medalha de ouro na Olimpíada de Barcelona.
Mas a seleção masculina obteve melhores posições nos anos seguintes: em 93, foi campeã; em 94, foi terceiro lugar; e, em 95, ficou com o vice-campeonato.

NA TV - Bandeirantes, VT, às 13h30, a decisão do terceiro lugar entre Cuba e Rússia, e, às 16h15, a final entre Holanda e Itália

Texto Anterior: Salário faz Rivaldo ficar no Palmeiras
Próximo Texto: Chineses surpreendem Itália
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.