São Paulo, sábado, 29 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Percussão é principal ingrediente

IRINEU MACHADO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SÃO LUÍS

A música da ópera "Catirina", a exemplo do autêntico bumba-meu-boi, é baseada em percussão. Tanto que a direção musical é de um dos maiores percussionistas do Maranhão, Papete.
Pandeirões, tambores e zabumbas se misturam com cordas e metais da orquestra na trilha sonora do espetáculo. A ópera tem um total de 15 composições.
A música será gravada para posterior lançamento em CD com produção independente da Ópera Brasil. O lançamento do CD está previsto para agosto.
Além do CD, um vídeo vai ser editado e deve ser lançado no mercado também em agosto.
Para garantir a qualidade sonora e de imagem das gravações, a produção do espetáculo confia no sistema do Teatro Arthur Azevedo, cujo palco funciona como um estúdio.
Depois da ópera "Catirina", que já tem convites para excursionar pelo Brasil e pelo exterior, o grupo de Fernando Bicudo (Ópera Brasil) planeja a produção do ciclo completo das óperas do compositor brasileiro Carlos Gomes.
Os ensaios para isso devem começar em setembro e Bicudo espera completar a série de óperas em dois anos. "Isso está dentro do nosso objetivo de criar óperas baseadas no folclore, que é o nutriente mais importante de nossa cultura", disse. (IM)

Texto Anterior: Bicudo leva ópera-boi ao Teatro Arthur Azevedo, no Maranhão
Próximo Texto: Renascença NEGRA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.