São Paulo, sábado, 29 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA recorrem sobre liberdade na Internet

Governo quer instituir a censura

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

O governo dos EUA resolveu recorrer à Suprema Corte para reverter a decisão de uma corte federal que julgou inconstitucional lei que impõe censura à Internet.
A lei, promulgada pelo presidente Bill Clinton em fevereiro, foi suspensa no mesmo dia por liminar impetrada por entidades de defesa da liberdade de expressão.
Em 12 de junho, uma corte federal de recursos decidiu que a primeira emenda da Constituição dos EUA protege a Internet tanto quanto a imprensa.
A lei prevê penalidades para quem transmitir imagens ou textos "indecentes" pela rede de computadores. A decisão da Suprema Corte é esperada apenas para o começo de 1997. Até lá, a lei não pode ser aplicada.
Ontem, a Suprema Corte, em votações apertadas (5 a 4 e 6 a 3), derrubou dois artigos de lei federal que proibiam a transmissão de "programas indecentes" em canais de TV paga. Mas a corte manteve o artigo que dá a operadores de cabo o direito de não transmitir programas que achem indecentes.

Texto Anterior: Islâmicos formam novo governo turco
Próximo Texto: Terrorismo crescerá no mundo, diz McNamara
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.