São Paulo, sábado, 29 de junho de 1996
Próximo Texto | Índice

TOMANDO AR

O desemprego na região metropolitana de São Paulo chegou a 16,1% em maio, segundo a Seade-Dieese. Na segunda semana de junho, porém, cessaram as demissões líquidas na indústria paulista. Foi a primeira interrupção na trajetória descendente, após 13 meses de retração contínua no nível de emprego industrial.
Segundo a pesquisa da Fiesp, as contratações foram de 0,02% do total da mão-de-obra empregada. Trata-se de um número inexpressivo em face da impressionante queda de 12,9% no total de vagas, ocorrida nos últimos 12 meses. Ainda assim, não deixa de ser um fato auspicioso, que contribui para compor um cenário ligeiramente mais promissor.
O comércio varejista na região metropolitana de São Paulo também voltou a contratar. No mês passado, a oferta de vagas cresceu 0,31%. Apesar de também bastante modesto, é significativo, já que o setor vinha demitindo desde novembro último.
Os dados disponíveis, entretanto, ainda não permitem concluir que o país esteja iniciando uma nova fase de crescimento. De qualquer forma, sugerem que a economia poderá ganhar algum fôlego. Diferentemente do que ocorria até há pouco, passaram a coexistir alguns sinais positivos e outros negativos.
De um lado, além das interrupções na queda do emprego, alguns indicadores de vendas mostram desempenho favorável. De outro, o desemprego alto, a contenção do valor das aposentadorias e salários do setor público -que reduzem o poder de compra-, a valorização cambial -que facilita as importações e dificulta as exportações- e o patamar ainda elevado dos juros para os tomadores de empréstimos são obstáculos a uma retomada mais vigorosa.
Tendo em vista as eleições municipais, o governo tem interesse tanto em estimular um pouco a economia como em promover um certo otimismo. Assim, ainda que o nível de atividade não dê mostras de ter engatado uma trajetória firme de crescimento, há motivos para crer que os próximos meses poderão ser um pouco melhores que os últimos.

Próximo Texto: LUZ À VISTA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.