São Paulo, domingo, 30 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Pastor" prega entre católicos

AUGUSTO GAZIR
DO ENVIADO ESPECIAL

Altaídes de Souza, 56, não é nem coordenador do acampamento nem faz parte da direção do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), mas é um dos líderes do grupo acampado na fazenda Barriguda, em Minas Gerais.
Ao contrário da maioria (83%) dos acampados no local, que se diz católica, ele é evangélico. É o "pastor" do acampamento. Celebra cultos em sua barraca.
Ele montou, atrás de seu abrigo, um círculo com bancos em volta de um pequeno altar, de onde faz suas pregações.
"Deus até agora tem nos abençoado, nos segurado aqui, na Barriguda, livre dos conflitos", disse Altaídes, em uma pregação.
A maioria dos cultos é rezada à noite, à luz de lampião, para cerca de 30 pessoas.
O evangélico agradece a Deus a paz no acampamento, mas diz que não fugiria da briga. "Se quiserem tirar a gente daqui, nós vamos resistir. Ninguém aqui tem medo", afirma Altaídes.
A direção do acampamento organiza mensalmente cultos ecumênicos na Barriguda, que juntam evangélicos e católicos.
O acampamento mineiro é, dos quatro em que foi feita a pesquisa, aquele que apresenta maior desconhecimento sobre métodos anticoncepcionais -41% dizem não conhecer nenhum método.
(AG)

Texto Anterior: Irmãos deixam pai por lote
Próximo Texto: Direção controla sexo e bebidas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.