São Paulo, domingo, 30 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Homens assumem a vaidade

AURELIANO BIANCARELLI
DA REPORTAGEM LOCAL

Cerca de 30% das 120 mil cirurgias plásticas realizadas no país em 95 foram feitas em homens. Na galeria dos conhecidos estão FHC, Paulo Maluf, José Serra.
Na semana passada, a 12ª Jornada Sul-Brasileira de Cirurgia Plástica, realizada em Porto Alegre (RS), foi toda dedicada ao homem. Foi a primeira no país.
Para muitos homens acima dos 45 anos, a plástica virou uma forma de segurar o emprego ou garantir melhor "desempenho" nos negócios e na política, diz Farid Hakme, presidente da SBCP.
Com jovens entrando no mercado, os mais velhos estão extraindo a bolsa sob os olhos, recauchutando bochechas e tirando a papada.
O cirurgião Bernardo Froes, 35, da Faculdade de Medicina da USP, identificou outro grupo de homens interessados na plástica.
Trata-se da geração saúde, aqueles que malham nas academias, cuidam do corpo, mas não recusam a ajuda de um bisturi. "Os homens estão assumindo a vaidade", conclui Froes.
Também os adolescentes estão mais exigentes. Um encontro da SBCP que terminou ontem em Santos foi todo dedicado à plásticas em crianças e adolescentes. Segundo a sociedade, cerca de 10 mil deles fizeram cirurgias estéticas ou corretivas no ano passado.
A plástica na genitália foi um dos temas tratados pelo cirurgião Hamilton Gonella, presidente da SBCP em São Paulo. "Novas técnicas permitem aos jovens se sentirem mais felizes", disse.
(AB)

Texto Anterior: Vendedora adota exercícios
Próximo Texto: Médico francês cita Vinicius de Moraes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.