São Paulo, domingo, 30 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Experiência olímpica

TELÊ SANTANA

Mais de uma vez defendi, nesta coluna, as convocações de Marcelinho, Rivaldo e Giovanni para a seleção olímpica, nas três vagas destinadas aos atletas com mais de 23 anos.
Na lista oficial de 18 nomes divulgada por Zagallo nesta semana, só Rivaldo está presente.
Mesmo assim, a convocação me agradou. Zagallo manteve a base vencedora dos últimos jogos.
O Brasil é favorito em Atlanta e levará grande vantagem nos Jogos porque todos os jogadores são experientes.
No nosso país, qualquer bom jogador de 20 anos já é titular em sua equipe. Na Europa, entretanto, isso dificilmente acontece.
Em uma competição equilibrada como a Olimpíada, a experiência conta muito.
*
Hoje é dia de decisão da Eurocopa. A final que ninguém esperava. A República Tcheca, a grande surpresa, conseguiu conter a França e levou a decisão para os pênaltis, onde teve mais competência.
A Alemanha também não era favorita diante da Inglaterra. Mas, com o adversário engasgado na garganta desde a final da Copa de 1966, jogou com muita garra e também conseguiu sua classificação.
Os poucos gols registrados e as várias decisões por pênaltis nesta Eurocopa tiraram um pouco o brilho da competição, mas não conseguiram apagar a força do futebol europeu.
Várias equipes mostraram futebol para chegar à final, como Portugal, Espanha ou França. A competição foi muito nivelada.
A Alemanha é favorita para ganhar o título, mas, se bobear, a República Tcheca apronta mais uma.
Na última edição da Eurocopa, a Dinamarca era a surpresa. Foi convidada para disputar a competição e acabou se tornando campeã.
*
Hoje também pode sair um campeão no Rio de Janeiro. O Flamengo pode até empatar com o Vasco, no Maracanã, para conquistar o título. Esta vantagem deve pesar.
O time entrará em campo com mais tranquilidade e, assim, renderá mais.
O Flamengo investiu mais, tem um time melhor, Romário está em grande fase e, além disso, tem mostrado um futebol bem superior ao do Vasco.
Será difícil adiar o título flamenguista.

Texto Anterior: Vasser ganha um ponto extra com a pole-position
Próximo Texto: Carne de cobra é 'atração' na excursão do Palmeiras
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.