São Paulo, domingo, 30 de junho de 1996
Texto Anterior | Índice

Abuso; Idealismo; Parcialidade; Mundo cor-de-rosa; Subprefeituras; Ironia dispensável; Pedantismo; Tristeza; Febre; Jornal vistoso; Vergonha

Abuso
"Até quando teremos que assistir passivamente a esse tipo de desmando cometido pelo nosso Congresso, que em época de alto desemprego e elevada dívida social convoca 'extraordinariamente' seus parlamentares para acelerar a votação de 11 projetos de emenda constitucional e 27 projetos de lei?
Pergunto: o que esses senhores fazem durante o restante do ano?"
Sergio Mariotti (São Paulo, SP)

Idealismo
"Na condição de presidente da Aprecesp (Associação dos Prefeitos das Cidades-Estâncias do Estado de São Paulo), venho lamentar a forma irônica e jocosa com que este conceituado jornal analisou o comportamento da sra. Maria de Oliveira Paiva, prefeita de Cananéia (20/6).
Só quem convive com a dura realidade das regiões mais carentes do nosso Estado haverá de compreender a luta e o idealismo daqueles que, a exemplo da prefeita de Cananéia, quase chegam ao desespero e ao desencanto, tentando amenizar as difíceis condições socioeconômicas das populações sofridas."
Lázaro Piunti, prefeito de Itu e presidente da Aprecesp -Associação dos Prefeitos das Cidades-Estâncias do Estado de São Paulo (Itu, SP)

Parcialidade
"Sou leitora da Folha desde meus tempos de colégio e sempre olhei este jornal como a alternativa imparcial para se obter informações sobre o que acontece neste país.
Infelizmente, a postura que este jornal, com exceção de poucos jornalistas, vem tomando frente às questões político-econômicas deste 'des'governo mostra exatamente o contrário.
A parcialidade de algumas notícias é escandalosa. Se o intuito do sr. Otavio Frias Filho é colocar nas páginas de seu jornal reportagens profundas como as do 'Jornal Nacional', digo que logo o objetivo será alcançado."
Raquel S. Angelo (Campinas, SP)

Mundo cor-de-rosa
"Quando leio na Folha alguns cidadãos criticando o jornal pela forma crítica de abordagens sobre temas de interesse nacional, me pergunto o que querem ler e saber sobre o Brasil?
Querem que continuemos a ser enganados por jornais que insistem em achar que o Brasil está bem?"
Marcelo Smaniotto (Curitiba, PR)

Subprefeituras
"Causou-me espécie reportagem publicada na edição do dia 26 de junho, sob o título 'Serra adere a proposta de Erundina', a respeito da subdivisão da Prefeitura de São Paulo em subprefeituras.
Quero salientar que, quando do início dessa discussão em São Paulo, era vereador pela bancada do PSDB.
Quando se iniciou a gestão da prefeita Luiza Erundina, a bancada do PSDB, da Câmara, procurou-a para encaminhar projeto detalhado sobre o assunto, buscando respostas, infrutiferamente, durante toda a sua gestão.
Por outro lado, quando da elaboração da Lei Orgânica do Município de São Paulo, sendo essa uma questão programática do partido, uma proposta do PSDB, a bancada no seu conjunto apresentou emenda ao projeto de Lei Orgânica, conseguindo inserir, no texto final, artigo que contempla a possibilidade da criação de subprefeituras."
Marcos Mendonça, secretário de Estado da Cultura (São Paulo, SP)

Ironia dispensável
"Caro ombudsman, parabéns pela sua coluna abordando a cobertura do acidente no shopping center de Osasco.
Mesmo não sendo seu leitor habitual, ao me deparar com a foto da placa de segurança na primeira página do jornal, ironizando o acontecido, tive vontade de escrever protestando.
Fiquei muito feliz ao perceber que minha impressão não era única e que estava sendo perfeitamente traduzida pelo ombudsman do meu jornal."
Decio de Assis Pedroso Neto (São Paulo, SP)

Pedantismo
"Todos os domingos, ao pegar o caderno Mais!, fico me perguntando: 'para quem essa turma escreve?'
Mesmo quando o tema escolhido é mais leve, a maneira como é tratado torna-o pedante até o exagero.
Como exemplo, cito o Mais! de 28/4. Não sou uma pessoa com pouco conhecimento e que acha qualquer texto um pouco mais complicado algo ininteligível.
Quem é que aguenta ler um troço desses em pleno domingão? Só se for alguém tão pedante quanto a equipe de articulistas desse caderno.
Acho que está na hora de uma reforma editorial no Mais!."
Margarete de Moraes (São Paulo, SP)

Tristeza
"Parabéns para o editorial 'Que belo exemplo' (21/6). Tenho 77 anos, aposentado, e trabalhei 49 anos.
Sinto uma profunda tristeza ao ver brasileiros votando contra o Brasil. A greve poderia ser para derrubar esse IPC."
Arthur Groke (São Paulo, SP)

Febre
"Muito infeliz o sr. Vital Battaglia, no texto 'O Brasil ainda é Romário, Bebeto e mais nove', de 28/6. Eu e muitos brasileiros como eu já estamos vacinados contra essa febre que ainda atinge o sr. Vital.
Estou com Zagallo e não 'abro'; prefiro craques que fazem gols de verdade e têm humildade a cobrador de pênalti e de comportamento problemático."
Gerson Luiz Talarico (Nova Esperança, PR)

Jornal vistoso
"A Folha está se tornando um jornal vistoso. Na edição de 21/6 aparece na primeira página o Vicentinho se espreguiçando, enquanto diz preparar a greve.
Abaixo, citricultores fraudados pelos baixos preços dos produtos da terra protestam. A página oito traz uma 'propaganda em cores' de 22 x 32 cm.
Terá o redator tomado o trabalho de contar o número de pessoas constantes da dita propaganda? Eu contei: apenas 91 ditos sem-terra. Muita área para poucos sem-terra.
Não estaria a Folha sendo pouco equitativa ao distribuir seus espaços?!"
José Geraldo Lobo Leite (Santa Barbara d'Oeste, SP)

Vergonha
"É uma vergonha para o país o que vem ocorrendo no Banco do Brasil. A considerada população de baixa renda (incluem-se aqui aposentados e trabalhadores em geral) está sendo convidada a cancelar suas contas.
O exemplo deveria partir da própria casa, com todos os funcionários cancelando suas próprias contas. Ou será que eles estão satisfeitos com seus salários e se consideram 'alta renda'?"
Milton Peixoto Luna (Campinas, SP)

Texto Anterior: Esterilização, aborto e homossexuais
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.