São Paulo, segunda-feira, 1 de julho de 1996 |
Texto Anterior |
Próximo Texto |
Índice
Cannes elogia Olivetto no caso de 'filmes fantasmas'
NELSON DE SÁ
Os "fantasmas" são comerciais criados unicamente para concorrer em festivais, com baixa ou nenhuma veiculação comercial, em televisão ou cinema. Olivetto recusou-se a inscrever filmes produzidos pela agência W/Brasil este ano e questionou o procedimento publicamente -e por carta aos jurados. O fraco desempenho brasileiro no festival, com dois leões, foi creditado ao estigma de país produtor de "fantasmas". Michael Conrad, que é o diretor mundial de criação da agência Leo Burnett Worldwide, sediada em Chicago (EUA), disse que levou o aviso de Olivetto "muito, muito seriamente" e que "algumas pessoas saíram da competição". Ele se refere a três comerciais brasileiros retirados do festival pelas agências, antes de começar a avaliação. Um quarto enviou a tempo um certificado de exibição e permaneceu no evento. A polêmica ganhou tal proporção em Cannes que motivou propostas para combater o procedimento no festival. Uma, do jurado espanhol Joaquín Lorente, foi a criação de categorias exclusivas para os "fantasmas". Leões O 43º Festival de Publicidade de Cannes, cujos prêmios foram entregues sábado à noite, manteve a regra do domínio das agências norte-americanas e britânicas. Texto Anterior: Varig lança nova rota no Mercosul Próximo Texto: Cresce o consumo de bebidas isotônicas Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |