São Paulo, segunda-feira, 1 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Salto triplo terá brasileira nos Jogos

EDGARD ALVES
ENVIADO ESPECIAL A MANAUS

Uma matogrossense de Quatro Marcos, cidade distante cerca de 90 km de Cáceres, é a primeira brasileira classificada para competir no salto triplo em uma Olimpíada.
Maria Aparecida Barbosa de Souza (1,68 m e 58 kg) saltou em maio 13,79 m, superando em quatro centímetros o índice A, o mais exigente de classificação à Atlanta.
No sábado, ela garantiu a vaga ao vencer a prova no 15º Troféu Brasil, na pista da Vila Olímpica de Manaus, com 13,66 m.
"É muita emoção. Sinto orgulho de estar entre as melhores atletas do mundo. Meu sonho é saltar acima de 14 m", declarou a estudante de educação física.
O Brasil tem tradição no salto triplo, mas no masculino, no qual acumula seis medalhas olímpicas.
No feminino, a prova só agora está sendo incluída na Olimpíada. A modalidade era considerada muito dura para as mulheres.
"A gente se prepara e aguenta. São três saltos, três impactos fortes. Já estou habituada, pois também faço salto em distância. Optei pelo triplo porque, ultimamente, me ajustei melhor nessa prova", disse Maria Aparecida, 24, que começou no atletismo aos 9 anos.
Time olímpico
A delegação brasileira de atletismo para os Jogos de Atlanta tinha classificado 28 atletas (22 homens e 6 mulheres) até sábado. As provas finais do Troféu Brasil, programadas para ontem à noite, definiriam a equipe, que na próxima quinta-feira segue para os EUA.
Adalberto Garcia, 28, paulista de Indiaporã, já tinha índice (com 13min28s96) e garantiu sua vaga com a vitória nos 5.000 m rasos (marcou 13min41s78), no sábado.
É a primeira vez que um atleta do Brasil vai para os Jogos com índice A em prova de fundo.
Formado em educação física, casado, com dois filhos, Garcia se dedica exclusivamente ao atletismo. "Eu jogava futebol. Há oito anos, passei para o atletismo, esporte de gente humilde. Ficar longe dos filhos é tranquilo, encaixa bem na minha cabeça", declarou.
Na mesma prova, o mineiro Ronaldo da Costa, que ficou famoso por ter vencido a São Silvestre, fracassou na tentativa de fazer o índice. Mas ele vai a Atlanta, classificado na prova dos 10.000 m.
Disse estar em boa forma e recuperado do trauma provocado por um acidente de julho passado, quando atropelou e feriu quatro pessoas em Descoberto (MG), sua cidade natal.

Texto Anterior: Ecclestone lamenta por alemão
Próximo Texto: Gritos de gostosa levam saltadora a bater recorde
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.