São Paulo, segunda-feira, 1 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Andrógenos provocam os terríveis cravos e espinhas

KATHY WOLLARD

Por que ficamos com espinhas?, pergunta Ana Hernandez, estudante de Queens, Nova York.
A acne é como a cor do cabelo ou o formato das mãos. Ou seja, a tendência a ter acne é herdada dos pais. Trata-se de uma desordem que acomete os folículos da pele, os minúsculos furinhos que secretam óleo e de onde crescem os pêlos. O tipo de acne que mais afeta os adolescentes é desencadeado por hormônios.
Os hormônios andrógenos podem exercer efeitos estranhos sobre os folículos da pele e suas glândulas sebáceas. Fragmentos de pele, tipo escamas, e uma substância gordurosa chamada sebo se acumulam dentro do folículo. Ele fica entupido e se transforma num cravo de ponta preta ou branca.
Bactérias podem transformar os cravos em espinhas vermelhas. É que a atividade das bactérias no folículo atrai a atenção dos leucócitos (os glóbulos brancos do sangue), que correm para ajudar. O resultado é uma inflamação e inchaço, enquanto o corpo combate a infecção. Cravos ou espinhas podem aparecer em qualquer parte superior do corpo, mas costumam dar as caras no rosto, peito e costas.
Em geral, as primeiras espinhas aparecem entre os 11 e 14 anos, idade em que os níveis hormonais aumentam. As glândulas sebáceas dos folículos crescem e a pele fica mais áspera, especialmente nos garotos.
Além do fator hereditário, o estresse -provocado por provas ou um encontro amoroso, por exemplo- também podem aumentar as espinhas. Lavar a pele demais também pode agravar. O ideal é lavar uma ou duas vezes por dia, com sabonete neutro e não esfregar o rosto.
Uma dieta rica em gorduras pode fazer a pele produzir mais óleo. Portanto, comer menos gordura e mais frutas e verduras pode deixar a pele mais seca, mesmo que as espinhas não desapareçam.

Perguntas para Kathy Wollard devem ser enviadas em inglês para P.O. Box 4564, Grand Central Station, New York, NY, 10163.

Texto Anterior: Um dos animais mais estranhos do mundo
Próximo Texto: "Ruas" marca a volta da banda às origens do punk
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.