São Paulo, quinta-feira, 4 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Homem mau dorme mal

INÁCIO ARAUJO
DA REDAÇÃO

Com Raoul Walsh, estamos no território da ação. E mal Humphrey Bogart sai da cadeia, em "Seu Último Refúgio" (High Sierra), está pronto para voltar ao crime.
Porque no filme que a TNT exibe às 11h, Bogart tem um destino a cumprir -ser conhecido como Mad Dog (Cachorro Louco) e ser mau. E, mesmo que tente, não consegue fugir a sua condição no mundo.
Pode torná-la mais complexa, ao humanizar-se pelo amor (por uma cândida Ida Lupino). Pode torná-la mais dolorosa, à medida que, seguindo seus passos, conseguimos compreendê-lo.
Só não pode contorná-la. Porque Mad Dog/Bogart, neste filme, não é só um bandido: é também uma chaga, é toda a maldição do mundo que se abate sobre um homem, são todos os erros que a sociedade gera e que caberá a ele carregar.
Esses destinos tortuosos inspiravam Walsh. Há, para além da insânia, um núcleo de humanidade em que o bandido transcende a si mesmo para ser qualquer homem, ou todo homem.
(IA)

Texto Anterior: CLIPE
Próximo Texto: Bette revela segredos da vida privada das caugirls
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.