São Paulo, quinta-feira, 4 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Derrotados evitam fazer escolha

JAIME SPITZCOVSKY
DO ENVIADO ESPECIAL

O ex-presidente soviético Mikhail Gorbatchov e o líder neofascista Vladimir Jirinovski, derrotados no primeiro turno da eleição presidencial russa, anunciaram ontem que escolheram a opção "nenhum dos candidatos".
"Hoje temos uma eleição sem escolha", disse Gorbatchov, que obteve 0,51% dos votos no primeiro turno, em 16 de junho.
Popular no Ocidente por ter iniciado as reformas na então União Soviética e por ter sido um dos responsáveis pelo fim da Guerra Fria, Gorbatchov em casa carrega uma imagem associada à crise econômica de seu governo.
Em 1990, a União Soviética precisou recebeu ajuda humanitária em alimentos.
Gorbatchov, o criador da "perestroika", tentou projetar sua candidatura no primeiro turno como a "terceira opção".
Ele defende um ideário social-democrata, mas rejeita o caminho das reformas econômicas do presidente Ieltsin. Diz que elas apresentam um alto custo social.
Jirinovski
Vladimir Jirinovski levantou a cédula para mostrar aos jornalistas que não apoiou nenhum dos candidatos. Ele teve cerca de 6% da votação no primeiro turno.
Nas eleições parlamentares de 1993, o partido do candidato neofascista teve 23% dos votos. Mas seu comportamento folclórico afastou eleitores, enquanto a oposição passou a se concentrar ao redor dos neocomunistas.
(JS)

Texto Anterior: Ieltsin é reeleito presidente da Rússia
Próximo Texto: Ieltsin vota 'escondido' da imprensa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.