São Paulo, segunda-feira, 8 de julho de 1996
Próximo Texto | Índice

Rolo compressor; É dando que se recebe; Espólio; Mesma moeda; Suaves prestações; Rotina alagoana; Bola nas costas; Alívio; Diáspora; Sai de baixo; Ajuda ianque; Antes só do que...; Pelo cano; Rasteira tucana; Tempo ocioso; Passe de mágica

Rolo compressor
Do total de R$ 139 mi relativos a emendas de parlamentares liberadas pelo governo nas áreas de habitação, saneamento e infra-estrutura, apenas 3% foram destinados a deputados e senadores de fora da base governista.

É dando que se recebe
No cômputo geral, a liberação de emendas ao Orçamento atendeu pragmaticamente aos partidos governistas. O PFL ficou com 12%, seguido por PMDB e PSDB com 11%. O PPB de Maluf segurou a lanterna, com 8%.

Espólio
A próxima negociação para a liberação de verbas do Orçamento para habitação e saneamento será com os governadores. Eles é que vão repartir o bolo de R$ 240 mi, quantia que restou da primeira rodada.

Mesma moeda
O Planalto não sensibilizou os governadores em relação às mudanças no ICMS para desonerar exportações. Os Estados querem ser compensados em dinheiro vivo por suas perdas. Nada de papel, como sugere o governo.

Suaves prestações
Governadores e o relator Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR) vão propor a Kandir (Planejamento) que a desoneração do ICMS das exportações seja feita em três etapas. O ministro prefere que seja tudo de uma vez só.

Rotina alagoana
No domingo em que PC Farias foi assassinado, o piloto Jorge Bandeira, seu sócio, estava em São Paulo. Sem permissão da Justiça alagoana, em greve por falta de pagamento. Não foi a primeira vez que isso aconteceu.

Bola nas costas
O parecer de José Carlos Aleluia (PFL-BA) sobre o setor elétrico insiste na criação de uma agência autônoma, com integrantes aprovados pelo Senado, para regular o setor. Inclusive no que se refere à fixação de tarifas.

Alívio
Os 24 senadores do PMDB se reúnem amanhã para discutir o voto da bancada no projeto da telefonia celular. O partido quer entrar em plenário fechado sobre a questão. Nada que tire o sono de Serjão (Comunicações).

Diáspora
O governador do Espírito Santo, Victor Buaiz, está pensando em recorrer à Comissão de Ética do PT. Acha que o partido deve expulsar os deputados que se opõem à reforma administrativa em execução no Estado.

Sai de baixo
A proposta do governo Covas para diminuir o número de secretarias está provocando um terremoto na sua base de apoio na Assembléia. Fisiologia pura.

Ajuda ianque
A matriz da agência Lowe Loducca, nos EUA, enviou a São Paulo pacote com material de campanha política para auxiliar a campanha de Erundina (PT).

Antes só do que...
José Aristodemo Pinotti, que tenta ser candidato pelo PMDB em São Paulo, não desiste mesmo. Escreve pessoalmente seu "programa de governo".

Pelo cano
Começa em 1998 a construção do gasoduto Brasil-Bolívia. Até lá, o governo de FHC deve inaugurar dois mil quilômetros de gasoduto na Bahia, Minas, Santa Catarina e Distrito Federal.

Rasteira tucana
O senador Coutinho Jorge (PA) trocou o PMDB pelo PSDB sob a condição de que seria o candidato do partido a prefeito de Belém. Tinha o aval do governador Almir Gabriel, mas ficou a ver navios. E agora?

Tempo ocioso
O candidato do PPB em São Paulo, Celso Pitta, determinou que seu vice, o desembargador aposentado Régis de Oliveira, estude como municipalizar as polícias Civil e Militar.

Passe de mágica
Walter Barelli coordena a formulação da proposta de criação de emprego da campanha de Serra (PSDB). Terá que trabalhar muito para recuperar os empregos perdidos com o Real.

TIROTEIO
De José Carlos Aleluia (PFL-BA), sobre a proposta do governo de manter na Fazenda, por quatro anos, a atribuição de fixar as tarifas do setor elétrico, depois da privatização:
- Se isso ocorrer, não haverá investimento. Se não houver investimento, vai faltar luz no palanque de 1998.

Próximo Texto: A volta do messias
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.