São Paulo, segunda-feira, 8 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Terra ainda tem eras glaciais; nós vivemos entre duas delas

KATHY WOLLARD

Por que não temos mais eras glaciais?, pergunta Jenae Williams, estudante de Elmont, Estado de Nova York (EUA).
A Terra não parou de passar por eras glaciais. O que acontece é que simplesmente estamos vivendo um momento intermediário entre uma era glacial e outra. Quando vai chegar a próxima? Vai demorar pelo menos 20 mil anos.
Por enquanto, boa parte da Terra ainda desfruta de um clima temperado, com temperaturas que variam entre o quente e o moderadamente frio.
Mas no início do século passado, os cientistas começaram a notar sinais de que geleiras -enormes placas móveis de gelo- já haviam estado em lugares hoje distantes do gelo e do frio. Em pouco tempo, ficou claro que as quedas de temperatura e as geleiras costumam sair do Ártico e da Antártida com certa regularidade.
Enquanto isso, à medida que a temperatura caía, as geleiras já existentes nas grandes cadeias montanhosas do mundo todo -tais como o Himalaia, os Andes, os Alpes e as montanhas Rochosas- cresciam. No auge da última era glacial, 30% da superfície da Terra estava recoberta de gelo (hoje o gelo cobre apenas 10%).
Aquele gelo todo tinha de vir de algum lugar, e a maior parte da água veio dos oceanos. À medida que o gelo roubava água dos oceanos, o nível do mar chegava a cair até 200 metros (como um prédio de seis andares). Por todo lugar, terras antes recobertas pelo mar vieram à tona. O canal da Mancha secou, e era possível atravessar da Inglaterra à França a pé. O mesmo aconteceu com o estreito de Bering, que separa a Ásia do Alasca.
As eras glaciais anteriores forçaram os seres humanos e os animais a abandonarem os lugares onde viviam. É o caso do sul da França, com sua Côte d'Azur (Costa Azul), onde, durante uma das eras glaciais as renas apareceram.

Perguntas para Kathy Wollard devem ser enviadas em inglês para P.O. Box 4564, Grand Central Station, New York, NY, 10163.

Texto Anterior: Cataratas surgem de falhas na formação de canais
Próximo Texto: Ska é música para se acabar de dançar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.