São Paulo, segunda-feira, 8 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Local tem pista com 3.670 m de altitude

HENRIQUE SKUJIS
DO ENVIADO ESPECIAL A VALLE NEVADO

Valle Nevado é atualmente o maior centro de esportes de inverno do hemisfério sul.
O complexo é composto por três estações de esqui: Valle Nevado, La Parva e Villa Colorado.
Valle Nevado difere das estações de esqui frequentadas por brasileiros na Europa, nos EUA e mesmo na América do Sul. Normalmente, os centros de esqui europeus têm sua base em pequenas e simpáticas cidades de montanha, rodeadas por florestas de pinheiros.
Valle Nevado é composto por três hotéis, algumas lojas, e as pistas. Não há cidade.
Também não há floresta de pinheiros. O cenário é a magnífica cordilheira dos Andes, uma maciço de montanhas de pedra.
A base (onde estão os hotéis) fica 3.025 m acima do nível do mar. Essa é a altura máxima de muitas estações de esqui na Europa, onde a base costuma ficar entre 1.200 m e 1.500 m. Em Valle Nevado, a altura máxima de pista chega a 3.670 m, no Cerro Tres Puntas.
Por suas características, Valle Nevado é basicamente indicado para quem deseja esquiar.
Difere de outras destinações de inverno dos Andes, que ficaram estigmatizadas por reunirem menos esquiadores e mais turistas, socialites, peruas e paqueradores latinos, devidamente empacotados em vistosos casacos de pele.
Viagem
Valle Nevado fica a 60 km da capital Santiago, onde aterrissam os vôos provenientes do Brasil. O trajeto é feito em "vans" (peruas), um serviço já incluído no pacote para o Valle Nevado.
Mas esses 60 km implicam um desnível de 2.400 m, já que Santiago fica a 600 m. Ou ainda, 43 curvas em forma de ferradura nas encostas das montanhas.
(HS)

Texto Anterior: Pumas são figurinhas carimbadas
Próximo Texto: Estação aposta em atividades especiais
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.