São Paulo, quarta-feira, 10 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Remédio inibe ação do HIV

DA REDAÇÃO

O saquinavir faz parte do coquetel de medicamentos responsável pelos bons resultados anunciados atualmente no combate ao HIV.
Esse coquetel -que combate o vírus em duas frentes, de forma complementar- se baseia numa combinação de remédios inibidores de dois processos: a transcriptase reversa e a protease.
O HIV é um vírus que tem apenas RNA -ácido ribonucléico, o material genético responsável pela fabricação de proteínas. Os pesquisadores descobriram que, para se multiplicar, o RNA precisa ser transformado em DNA, o material genético que controla os processos biológicos dos seres vivos.
Por isso, os inibidores de transcriptase reversa -AZT, ddI e ddC- agem no início do processo, impedindo a reversão do RNA em DNA e dificultando a fase inicial de multiplicação do vírus.
Já os inibidores de protease -saquinavir, indinavir e ritonavir- atuam na fase final de formação do vírus. A protease é uma enzima necessária para o "amadurecimento" do HIV. Ao ter a ação dessa enzima inibida, o vírus não consegue invadir e infectar novas células.

Texto Anterior: Especialista defende droga
Próximo Texto: 'Eu fui negligente', afirma professora
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.