São Paulo, quarta-feira, 10 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

45% não conclui curso no tempo certo

FERNANDO ROSSETTI
DA REPORTAGEM LOCAL

Cerca de 45% dos estudantes de pós-graduação que recebem bolsas do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) não conclui o curso no tempo estabelecido.
O dado é apontado pela presidência da entidade como um dos fatores que indica a necessidade de mais rigor na avaliação do desempenho dos alunos e na sistemática de distribuição de bolsas.
"Queremos ter uma política clara de alocação de recursos nos sistemas mais produtivos", afirma o presidente do CNPq, José Galizia Tundisi, 58.
Junto com a Capes (leia texto acima), o CNPq -órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia- é um dos principais responsáveis pelo financiamento da pós-graduação no país.
Ao todo, o CNPq distribui 45 mil bolsas, 4.500 delas de doutorado e 10 mil de mestrado. O restante inclui desde iniciação científica até pós-doutoramento no exterior.
O mestrando recebe R$ 724 por mês e o doutorando, R$ 1.072.
"Vamos ser cada vez mais rigorosos na concessão das nossas bolsas e na avaliação do desempenho", diz Tundisi. "Prefiro qualidade a quantidade."
Menos bolsas
Essa política já vem sendo implantada. No ano passado, o CNPq distribuiu 220 bolsas para pesquisadores brasileiros realizarem seu doutorado no exterior. Este ano foram cem.
A idéia, segundo o presidente do CNPq, é não distribuir mais bolsas "por demanda" -ou seja, quem pede, leva. "Queremos definir áreas estratégicas e dar mais bolsas nessas áreas."
A conclusão de que 45% dos bolsistas não conclui o curso no prazo estipulado (dois anos no mestrado e três, no doutorado), faz parte de um "levantamento preliminar".
"Não sabemos se esses alunos, depois, conseguem bolsas de outras agências de financiamento e acabam se titulando", diz Tundisi.
"Ainda não existe uma articulação dessas agências", acrescenta.
Ele afirma que, além de melhorar a avaliação do desempenho do aluno, o CNPq quer acompanhar sua produção. "Se damos cem bolsas, deveríamos ter cem teses."
Só que o resultado real também não é conhecido.
(FR)

Texto Anterior: Os itens avaliados pela capes na pós
Próximo Texto: Morre mais doente em clínica de hemodiálise; Seguranças são presos em por furto a bancos; Traficantes atacam tropa da PM no Rio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.