São Paulo, quarta-feira, 10 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Secretaria está estudando ação

RICARDO FELTRIN
DA REPORTAGEM LOCAL

A assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Saúde informou que entre hoje e amanhã deverá anunciar que providências vai tomar sobre a liminar concedida à professora da rede estadual Nair Soares de Brito e Brito, portadora do vírus HIV.
A ação cautelar com a decisão do juiz Marco Martins Costa chegou à secretaria no final da tarde, endereçada ao secretário estadual José da Silva Guedes.
Imediatamente, segundo a assessoria, a ação foi enviada ao departamento jurídico da secretaria.
"Vamos avaliar o documento, estudar uma possível defesa e só então vamos decidir o que fazer -se vamos acatar a decisão ou tentar encontrar uma forma de recorrer. Antes de mais nada, precisamos checar se teremos recursos para cumprir decisões como esta", informou a assessoria de José da Silva Guedes.
Na verdade, a Secretaria da Saúde teme que a liminar sirva como "porta de entrada" para uma enxurrada de ações semelhantes solicitadas por outros portadores do HIV. O Estado e a União dizem não ter recursos para a compra desses medicamentos.
Sem dinheiro
O ministro da Saúde, Adib Jatene, admitiu a importância dos novos medicamentos -como o saquinavir- no combate à Aids.
Jatene afirma, no entanto, que o ministério não tem dinheiro para comprar esses novos produtos. Ele condicionou a compra à aprovação no Congresso do CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira).
(RF)

Texto Anterior: Especialista defende remédios
Próximo Texto: Governo quer fazer pressão contra preço
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.