São Paulo, quarta-feira, 10 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil negocia regime automotivo com Japão

País tenta acordo fora da OMC

DENISE CHRISPIM MARIN
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O Brasil vai enfrentar uma nova rodada de negociações com o Japão entre os dias 22 e 26 de julho, em Genebra (Suíça), por causa do regime automotivo.
Paralelamente, diplomatas e técnicos brasileiros devem prosseguir com as consultas informais junto à União Européia nos dias 25 e 26 de julho, em Bruxelas (Bélgica).
Embora não esteja oficialmente marcada, uma reunião similar com sul-coreanos deve ocorrer em 27 de julho, em Genebra.
Esses países reclamam do dispositivo que permite às montadoras nacionais reduzir em 90% a alíquota do Imposto de Importação de matérias-primas, máquinas e equipamentos.
Segundo a Folha apurou, o Japão não deverá recorrer à solução de controvérsias pela Organização Mundial do Comércio antes de esgotar as possibilidades de consenso nas consultas informais.
Na primeira delas, em 18 de junho, o Japão reafirmou que discordava do regime automotivo brasileiro e esperava a alteração do texto -que deve ser reeditado pela 13ª vez na forma de MP (medida provisória) no final da semana.
A Folha apurou que o Itamaraty manteve contatos telefônicos com os negociadores japoneses, que estariam dispostos a aceitar propostas brasileiras. Na última segunda, entretanto, o governo japonês enviou fax no qual se declarava, mais uma vez, descontente com a MP.

Texto Anterior: GM vai investir US$ 70 mi em caminhões
Próximo Texto: Senado aprova novo mínimo nos EUA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.