São Paulo, quarta-feira, 10 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasileiro lança livro em Atlanta

Bandeira é tema escolhido

ALEXANDRE GIMENEZ
DA REPORTAGEM LOCAL

Além de 225 atletas, o Brasil vai contar com um artista plástico em Atlanta, sul do Estado da Geórgia, nos EUA. O carioca Fernando Lopes, 34, foi escolhido pelo Nexus Contemporary Art Center e pelo comitê organizador da Olimpíada para representar a América Latina num projeto artístico sobre os Jogos.
No dia 15, Fernando irá lançar dois "livros-objetos", que transformam bandeiras de 96 países inscritos na Olimpíada em origamis (dobraduras).
Um deles, chamado "Flag Book - Interaction Towards a Better World", terá tiragem de 5.000 exemplares. O outro livro, "Flag Book - De Luxe Edition", sai com uma tiragem de 400 exemplares.
"Resolvi trabalhar com as bandeiras pois me interessam a relação de cores e a repetição de símbolos presentes nelas", disse.
Fernando disse que o comitê dos Jogos não impôs nenhum critério para a inclusão, ou não, de bandeiras dos países inscritos na Olimpíada. No total, estão inscritos nos Jogos Olímpicos 197 países.
Além do trabalho de Fernando, também serão lançadas no dia 15 obras de artistas do Canadá, Espanha, Japão e Costa do Marfim.
Escolha
A escolha do brasileiro Fernando Lopes para representar a América Latina foi feita no primeiro semestre do ano passado.
O Nexus Contemporary Art Center enviou para museus de todo o mundo um edital com informações sobre o concurso, no final de 94.
"O pessoal do MAM (Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro), onde eu era professor da oficina de gravura, me avisou e eu enviei o projeto em março do ano passado", disse.
Fernando ficou dois meses em Atlanta, entre o final de outubro e dezembro do ano passado, finalizando o trabalho.
O artista diz que escolheu o origami por ser "uma linguagem de domínio público, e também por dar ao livro um caráter lúdico".
Os livros da edição normal foram impressos em Hong Kong, e os da edição de luxo, no Rio, numa editora criada pelo artista.

Texto Anterior: Estádios do Santos fecha para reformas até janeiro de 1997
Próximo Texto: Cachê é de US$ 25 mil
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.