São Paulo, quinta-feira, 11 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sem-terra critica novela

LUIZ MALAVOLTA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BAURU

O líder dos sem-terra no Pontal do Paranapanema (SP), José Rainha Jr., criticou ontem o modo como a questão agrária é retratada na novela "O Rei do Gado", da Rede Globo.
Disse que quer se reunir com o autor, Benedito Ruy Barbosa, para lhe dar subsídios sobre os sem-terra: "Respeito muito o trabalho de Barbosa, mas quero me encontrar com ele colocá-lo a par do que verdadeiramente ocorre no campo".
Ele evitou fazer críticas ao personagem Regino, um líder sem-terra interpretado pelo ator Jackson Antunes, mas afirmou que suas idéias não representam o que pensam os verdadeiros líderes do MST.
"Jamais pensaria como o Regino", disse Rainha. "As caminhadas e bloqueios são parte da nossa luta para despertar a opinião pública sobre a reforma agrária. A cor da nossa bandeira é vermelha e nunca pensaria em mudar sua cor."
Segundo Rainha, a direção da Globo estaria orientando o autor: "Todos sabem que a Globo não está engajada na luta pela reforma agrária". Para o coordenador regional do MST no Pontal, Walter Gomes, "Regino foi criado pela direção da Globo visando distorcer a imagem dos sem-terra".

Texto Anterior: Novela aborda dilema do MST
Próximo Texto: MST realiza olimpíada
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.