São Paulo, quinta-feira, 11 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Video Music Brasil' anuncia finalistas

MARISA ADÁN GIL
DA REPORTAGEM LOCAL

A mudança no processo de seleção é a principal novidade do "MTV Video Music Brasil", que acontece no dia 22 de agosto, no Palácio das Convenções do Anhembi, em São Paulo.
Na festa, serão anunciados os videoclipes nacionais vencedores em 11 categorias: rock, pop, MPB, rap, revelação, direção, fotografia, edição, democlipe, videoclipe do ano e escolha da audiência.
Segundo Patrick Goffaux, 33, diretor de marketing da MTV, o que mudou foi a participação das gravadoras no processo.
No ano passado, foi a indústria fonográfica que indicou os cinco finalistas por categoria. Depois, um júri escolhido pela MTV determinou os vencedores.
Em 96, os finalistas foram escolhidos pela diretoria da MTV. "Fomos nós que criamos o prêmio, nos sentimos no direito de fazer as indicações", diz Goffaux.
A emissora divide com as gravadoras a responsabilidade pela escolha do júri, que determina os vencedores em dez categorias.
Exposição
Até 14 de agosto, o público pode votar na categoria "escolha da audiência". Foram indicados 12 clipes, identificados na tela com o logotipo do evento. Os votos podem ser feitos por telefone ou e-mail.
O videoclipe escolhido pelo público representa o Brasil no MTV Video Music Awards, realizado em Nova York, no dia 4 de setembro.
Os outros premiados recebem apenas troféus. "O maior prêmio é a exposição", diz Goffaux. "Nosso objetivo é incentivar a produção de clipes nacionais."
Segundo Goffaux, isso já está acontecendo. No ano passado, concorriam 128 trabalhos. Neste ano, o número subiu para 260.
Entre os principais concorrentes, estão Barão Vermelho, Paralamas, Chico Science & Nação Zumbi e Pato Fu (cada um concorre em cinco categorias).
Titãs e Raimundos correm por fora, com quatro indicações cada. Marisa Monte, a grande vencedora de 1995 (levou cinco prêmios por "Segue o Seco"), não concorre.
A festa, que será transmitida ao vivo, terá apresentações de Skank, Fernanda Abreu, O Rappa, Raimundos e Barão Vermelho.
Estão previstas ainda participações de Herbert Vianna, dos Paralamas, e Jorge Ben Jor.
Não se sabe ainda quem apresentará a festa. A direção geral será de André Vaisman.
Desta vez, será mais difícil fazer piadas com o nome do evento -em 1995, foi chamado de "MTV Video Music Awards Brasil".
"A Marisa Orth brincou muito com isso no ano passado", diz Patrick Goffaux, 33, diretor de marketing da MTV. "Resolvemos abrasileirar aquele nome americano esquisito."

Texto Anterior: Weffort apóia criação de uma fundação
Próximo Texto: FINALISTAS DO MTV VIDEO MUSIC BRASIL 96
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.