São Paulo, sábado, 13 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Cerâmica era cultura'

DA REPORTAGEM LOCAL

A cerâmica era o principal veículo de difusão visual na Grécia antiga, diz Ulpiano Bezerra de Meneses.
Professor de história da USP e um dos maiores especialistas do Brasil em iconografia grega, Meneses diz que às vezes os vasos funcionavam menos como recipientes e mais como suportes para uma imagem.
*
Folha - Por que a maioria das cenas esportivas estão registradas em cerâmica?
Meneses - A produção de cerâmica era tão vasta, que foi o que mais sobrou. A cerâmica era o principal veículo de comunicação visual. Às vezes, o vaso não serve de recipiente, mas apenas de suporte para a difusão de uma imagem. Era o principal suporte, pois havia produção em série, com divisão de trabalho.
Folha - A cerâmica era a fotografia da época?
Meneses - Não exatamente. A imagem não é só reprodução, mas é uma instituição na Grécia.
Ela prevalece sobre a palavra escrita. Como é frequentemente associada aos mitos gregos, tem um efeito de veículo de formação cultural, de difusão de comportamentos e formas de conduta.
Folha - Há alguma particularidade nas cenas esportivas?
Meneses - É raríssimo uma imagem de mulheres ou crianças se exercitando. Sabemos que havia competições para crianças, jovens, mas quase não há imagens.
Folha - É fácil identificar uma cena olímpica?
Meneses - Não. As cenas olímpicas se inserem numa categoria mais ampla, que é a dos jogos esportivos. O importante é a ação, a competição, não o local.

Texto Anterior: Livro, mostra e Internet divulgam jogos
Próximo Texto: As Olimpíadas na Antiguidade
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.