São Paulo, sábado, 13 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nós e o resto

JUCA KFOURI

Somos mesmo um país original. Nossa seleção olímpica de futebol enfrenta amanhã uma seleção da Fifa em Nova Jersey. E nós chamamos os adversários de "resto do mundo".
É claro que seria mais correto dizer que a seleção do mundo enfrentará a do Brasil -e, aí, o resto seríamos nós, sem complexo de inferioridade.
Mas, enfim, que venha o resto, já que estamos com essa bola toda.
*
É tamanha a bola da seleção de Zagallo que a CBF resolveu esnobar o belo uniforme oficial da delegação olímpica nacional e mandou fazer outro só para o time de futebol masculino -sim, porque também temos um time de futebol feminino, observação que precisa ser feita em tempos olímpicos.
O uniforme encomendado pelo Comitê Olímpico Brasileiro ao estilista Guilherme Guimarães foi considerado inadequado para a equipe do capitão Bebeto.
O veto foi atribuído a Zagallo, que não gostou da calça amarela. E o futebol viajou mais conservadoramente de calça cinza e blazer azul-marinho.
Ora, Zagallo nem sabe, mas está sendo usado. Desde quando ele é crítico de moda? Vá lá que o seja de comportamento, o de Romário, por exemplo.
Mas quando a CBF anuncia que está gastando R$ 4 milhões para trazer o ouro olímpico, o caro leitor pode saber que a caríssima seleção está tendo custos superavaliados -e o item vestuário será sempre um a mais para compor o figurino da velha e boa lavagem, a seco, de dinheiro.
Tão simples como 2 mais 2 são 5.
*
Não foi à toa, aliás, que a convocação da seleção aconteceu na choperia do vôo da muamba, a El Turf, do presidente da CBF, que virou a casa oficial da CBF.
Sem contar o aspecto puramente ético, sempre se poderá argumentar que tanto a entidade como o bar são privados. Um cobra o que quer, com nota fiscal, é claro, e a outra paga o que acha que deve pagar. E estamos conversados.
*
Recebi protestos por ter escalado Romário e Ronaldinho juntos, uma impossibilidade tática segundo alguns. Pois sim.
Tostão e Pelé também não podiam jogar juntos na ótica zagaliana -em 1970 era com um "l" só. Jogaram, depois de grande pressão popular. E trouxeram o tri.

Texto Anterior: As Olimpíadas na Antiguidade
Próximo Texto: Paula afirma que contusão não a tira da Olimpíada
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.