São Paulo, domingo, 14 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fixação em medalha é ruim, diz Edinanci

Atleta passa por teste de feminilidade

ANDRÉ FONTENELLE
ENVIADO ESPECIAL A ATLANTA

No próximo dia 20, Edinanci Silva pode se tornar a primeira mulher brasileira a conquistar uma medalha olímpica. Mas ela prefere não pensar nessa possibilidade.
"Já me falaram sobre isso, mas não é essa a minha preocupação. Acho que é frescura isso. Só prejudica o atleta. Você fica com receio dessa responsabilidade e não compete bem", diz ela.
Edinanci, 19, que se submeteu em abril a uma cirurgia para retirar características masculinas de seus órgãos sexuais, ainda tem de passar, esta semana, por um teste de verificação de feminilidade para disputar a Olimpíada.
Ela será a primeira brasileira a disputar medalha nos Jogos de Atlanta, na categoria pesado do judô, cuja final ocorre na tarde do dia 20. Ela aponta como maiores adversárias a holandesa Angelique Seriese e a chinesa Zhang Ying.
Nos treinos em Macon (Geórgia), onde a equipe brasileira de judô está concentrada, Edinanci é uma das mais bem-humoradas, apesar da ameaça que paira sobre sua participação.

Texto Anterior: Israel e Coréia pagam mais pelo ouro
Próximo Texto: Joaquim Cruz leva bandeira brasileira
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.