São Paulo, domingo, 14 de julho de 1996
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Fittipaldi já pensa em deixar as corridas

MAURO TAGLIAFERRI
DA REPORTAGEM LOCAL

Após 30 anos de carreira automobilística, Emerson Fittipaldi está prestes a marcar a data de sua despedida das corridas.
A Folha apurou que o bicampeão da F-1 em 1972 e 74 e campeão da Indy em 89 já admite negociar a própria aposentadoria, que pode acontecer até mesmo no final desta temporada.
A hipótese se confirmará caso o piloto, que completa 50 anos em dezembro e ganhou seu primeiro neto no mês passado, não acerte com uma equipe que julgue competitiva em 97.
Hoje, a partir das 15h (de Brasília), o brasileiro participa da 194ª prova de sua carreira na Indy, o GP de Toronto, no Canadá.
O contrato de Fittipaldi com a Penske expira ao término do atual campeonato da Indy. Este ano, o brasileiro teve o "passe" emprestado à Hogan/Penske, uma espécie de subsidiária da primeira.
O piloto só retorna à Penske (e o faria no lugar do canadense Paul Tracy, que ficaria com o carro da Hogan) se tiver garantias de que possuirá equipamento para lutar pelo título em 97.
Caso contrário, retirar-se é o caminho mais provável. A não ser que apareça proposta de outra equipe de ponta.
O raciocínio é o mesmo dos grandes jogadores de futebol no crepúsculo de suas carreiras: é preferível sair agora e "por cima" a amargar novo campeonato desastroso, como foram os de 95 e 96.
Mas, mesmo que continue correndo em 97, tudo indica que seria, então, a temporada da despedida. A assessoria de Fittipaldi traçaria um roteiro de homenagens para o piloto, mantendo-o sob o foco da mídia até o fim do próximo ano, quando pararia de vez.
O que mais preocupa Fittipaldi na análise do futuro é seu desejo de não se afastar do automobilismo.
Toda a estrutura de marketing para anunciar a retirada dele será elaborada, aliás, com o objetivo de mostrar que o brasileiro não estará se afastando das pistas.
Nesse sentido, a hipótese mais provável é se tornar consultor de alguma equipe da Indy, assim como os ex-pilotos Rick Mears (Penske) e Mario Andretti (Newman/Haas), com um bom salário.
Outra possibilidade, não descartada pelo piloto, é possuir uma equipe própria na categoria.

LIGUE a partir das 18h para o Folha Informações Esporte, 900-0316, para saber o resultado do GP de Toronto. O serviço funciona em todo o Estado de SP, a R$ 1,50 por minuto

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