São Paulo, domingo, 14 de julho de 1996
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A moda acerta o passo

COSTANZA PASCOLATO

O mega evento de moda que acontecerá de 22 a 27 de julho em São Paulo nas cinco salas montadas sob as marquises (anos 50) do parque do Ibirapuera é a realização de antiga necessidade (e sonho): estabelecer um calendário oficial que organize os principais lançamentos da indústria da confecção brasileira.
A exemplo do que acontece em Paris, Milão, Tóquio e mais recentemente em Nova York, São Paulo vai ter uma semana de moda com todas as condições para atrair grande número de jornalistas (de todo o Brasil e internacionais), formadores de opinião e compradores. Enfim, o necessário para que a coisa realmente funcione. O que acontecia até ontem é que uma temporada de lançamentos de uma só estação durava, diluída, até dois meses!
Conseguir juntar as marcas mais expressivas do mercado (31 confecções de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Fortaleza) para mostrar o que sabem fazer, em um curto espaço de tempo, é a única maneira de mobilizar a maior quantidade de profissionais do setor.
Isto é fundamental para divulgar a imagem da moda que tem real influência no país, fixar a imagem de cada empresa, organizar a comercialização, possibilitar melhores negócios e dar bastante o que falar!
Claro que tudo isso não seria possível sem o patrocínio, apoio e confiança que o evento mereceu por parte de pesos pesados da indústria, comércio e jornalismo do país.
O modelo deste acontecimento fashion é bem brasileiro. Adotou o que há de mais consistente e moderno nos centros lançadores internacionais, principalmente Nova York, e acrescentou serviços que vêm preencher lacunas. Foi justamente exigência dos organizadores de que os apoios e co-patrocínios não fossem somente em dinheiro, mas também com algum tipo de serviço que o fizesse melhor, mais informativo e até didático para nós brasileiros.
Assim, ganhamos uma "torre de informações" com todas as tendências de cores e tecidos até o inverno de 97, além de cartela com a "cor do verão 96/97" (realização Fairway-Fibras), edições especiais de revistas, "meetings" de moda (Editora Abril), divulgação das últimas tendências de maquiagem (Natura), este "Guia Geral" (Revista da Folha), que é o informativo mais completo da semana, o "Universo On Line" (Folha de S. Paulo), cobertura interativa via Internet e a cobertura dos desfiles enviada aos endereços eletrônicos das principais publicações de moda de todo o mundo, além de muitas outras novidades.
Bem vinda a moda brasileira organizada! Afinal, a indústria merece porque, apesar de desigual e em fase de atualização, com sua cadeia de fiações, tecelagens, confecções e lojas, ela representa 7% do PIB nacional.

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