São Paulo, domingo, 14 de julho de 1996
Próximo Texto | Índice

Carimbo vira boa opção para os pequenos

Já existe franquia do produto

ROSANGELA DE MOURA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Carimbos podem deixar de ser símbolos da burocracia para se tornar uma boa dica de negócio para o pequeno investidor.
O empresário Marcelo de Nóbrega, por exemplo, passou um ano, entre os Estados Unidos e o Canadá, negociando e estudando a prática do uso de carimbos.
Com o objetivo de trazer essa mania para o Brasil, Nóbrega obteve autorização para ser representante exclusivo da empresa All Night Media -uma das líderes no setor de carimbos nos EUA.
No final do ano passado, ele inaugurou a Fun Stamps -primeira loja especializada em carimbos importados-, em São Paulo.
Hoje está expandindo o negócio e oferece franquia e display para papelarias. "Pelas formas divertidas, é uma boa opção de presentes para adultos e crianças."
São várias as novidades: carimbos de beijo, coração, letras, mensagens e animais pré-históricos.
Podem ser em madeira ou em plástico. Ou em formato de "rolinho" que, quando passado no papel, imprime desenhos seguidos.
Há ainda os carimbos anatômicos, que emitem som quando pressionados no papel ou tecido.
A Fun Stamps dispõe de mais de 600 modelos de carimbos, além de almofadas coloridas, canetas próprias para pintar carimbos e "kits" para montar histórias.
Para Nóbrega, os brasileiros ainda não têm o hábito de usar carimbos. "Os que existiam no mercado eram de péssima qualidade."
"Hoje os carimbos têm um bom acabamento, e as escolas incentivam a criatividade com as tintas."
Os carimbos de madeira da Fun Stamps são vendidos a partir de R$ 3,50 cada. Um "kit" (com carimbos e almofada de tinta) pode chegar, no máximo, a R$ 24.
Para papelarias e lojas, a empresa oferece, em consignação, display de 1,90 metro de altura com quatro fases giratórias.
O interessado escolhe um linha de produtos que achar conveniente -a primeira compra deve ser paga à vista.
Para encher um display, o interessado gasta cerca de R$ 1.700. Isso vai representar pouco mais de R$ 3.000 em vendas, diz Nóbrega.
Com esse faturamento, o lojista terá uma margem de lucro de até 76%. Depois da primeira compra, o acerto é feito a cada 15 dias, na reposição da mercadoria vendida.
Segundo Nóbrega, um carimbo que custa R$ 3,50 é vendido para o lojista por R$ 2,05.
Franquias
Já para um franqueado, Nóbrega estipula um lucro de 90%. Segundo ele, o investimento é baixo.
"Tirando o ponto, que deve ter em torno de 20 m2, o interessado vai investir cerca de R$ 60 mil, que inclui reforma, instalação e estoque para 45 dias."
Ele admite que o negócio pode levar algum tempo para deslanchar. "Como é uma área nova, o investidor pode correr o risco de o produto não ser aceito."
A vantagem é que o investidor será pioneiro na área. E se virar hábito presentear com carimbo, "o lucro será inevitável", afirma.

Onde encontrar - Fun Stamps: (011) 3061-0512.

Próximo Texto: Tradicionais são mais vendidos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.