São Paulo, domingo, 14 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Você Decide' sofre acusação de plágio

DENISE MOTA
DA REPORTAGEM LOCAL

O programa "Você Decide", da Rede Globo, está sendo alvo de uma acusação de plágio na Justiça fluminense.
A jornalista Marizete Kuhn, 48, afirma que o programa é uma imitação de roteiro de sua autoria, recusado pela Globo em 89.
Na época, Marizete criou um programa de rádio com participação dos ouvintes, registrado como "O Povo é o Juiz".
Em seu roteiro, a jornalista sugeria, ao final de cada história, uma mesa de debates com profissionais relacionados ao tema abordado. O ouvinte também participaria pelo telefone.
Segundo Marizete, no final de 1989 ela fez uma adaptação do roteiro para televisão e o apresentou na Casa de Criação Janete Clair, da Rede Globo.
"Quatro meses depois, me devolveram o roteiro dizendo que o programa não daria certo no rádio e muito menos na TV", diz.
Marizete entrou na Justiça contra a Rede Globo em 94. Em novembro de 95, após quatro audiências adiadas, Marizete afirma que a emissora contatou seu advogado, Cléber Fonseca, para ouvir suas reivindicações.
Marizete pediu R$ 150 milhões pelos direitos autorais, a troca do título de "Você Decide" para "O Povo é o Juiz" e a inclusão de seu nome nos créditos.
"Parece até brincadeira. Qual é o autor que ganha R$ 150 milhões por um trabalho?", diz.
Marizete afirma que está negociando o lançamento de "O Povo é o Juiz" na televisão. "Duas emissoras estão interessadas, mas ainda estamos buscando patrocinadores." A jornalista não revelou quais são as emissoras.
Além da ação principal em que acusa a Globo de plágio, em 94 Marizete pediu medida cautelar contra a emissora para tirar o "Você Decide" do ar. Em abril de 96, a jornalista perdeu a causa.
Segundo decisão da 6ª Câmara Civil do Tribunal de Justiça do Estado do Rio, "a idéia defendida pela autora como sua obra intelectual não passa de um simples esboço de roteiro."
Marizete já entrou com recurso no Superior Tribunal de Justiça e no Supremo Tribunal Federal. "Vou partir para a briga e tentar barrar até os programas que foram vendidos ao exterior", diz.
Nas próximas semanas, peritos da jornalista e da TV Globo vão comparar a obra de Marizete com o programa apresentado pela TV Globo para analisar se os roteiros são semelhantes.

Texto Anterior: CARTAS
Próximo Texto: Novo 'Conexão' estréia com entrevista de FHC
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.