São Paulo, segunda-feira, 15 de julho de 1996
Próximo Texto | Índice

Pressão sindical; Segundo round; Contra o feiticeiro; Ano eleitoral; Bolsos cheios; Quadro negro; Tiro certo; Drible de corpo; Efeito Moreira; Voto útil; Ponto fraco; Porta errada; Região em perigo; Maldade anônima; Conta-gotas; Ajuda externa; Mapa da terra

Pressão sindical
Está por um fio o projeto que cria o contrato temporário de trabalho. Devido à reação das centrais sindicais, o PSDB é contra. FHC decide se mantém ou retira o projeto antes de embarcar para Lisboa, na terça.

Segundo round
FHC se reúne com os líderes, hoje à tarde, para definir os próximos passos da reforma da Previdência. A idéia é aproveitar o segundo turno de votação na Câmara para desconstitucionalizar tudo o que for possível.

Contra o feiticeiro
O Planalto pretende jogar o máximo de assuntos possíveis da Previdência para a Lei Complementar. Mas as novas regras de votação conspiram contra a estratégia. Só é possível mexer em artigos inteiros da emenda.

Ano eleitoral
Exemplo das dificuldades do governo na Previdência: para retirar da Constituição a aposentadoria especial dos professores universitários, terá que tirar também a dos primários. O que não está em seus planos.

Bolsos cheios
Pode chegar a R$ 1,2 bi a quantia a ser antecipada pelo Tesouro ao Ministério da Saúde, por conta da CPMF, o novo imposto da Saúde. É essa a quantia que Adib Jatene está negociando com Pedro Malan (Fazenda).

Quadro negro
No "Programa Newton Duarte", que a Rede Vida transmite às 21h30, Jatene diz o que pretende fazer com os recursos da CPMF. E faz grave advertência: uma epidemia de febre amarela ronda os grandes centros urbanos.

Tiro certo
A CNI (Confederação Nacional da Indústria) foi contra a CPMF e agora bombardeia o contrato temporário de trabalho. "Assim não dá. Eles não são um poder paralelo ao Congresso", ataca o líder governista Benito Gama (PFL-BA).

Drible de corpo
O parecer de José Carlos Aleluia (PFL-BA) sobre a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) não agradou ao governo. Na votação, vai tentar manter as funções da agência em seu poder por mais dois ou três anos.

Efeito Moreira
Franco Lima Neto (PFL-RJ) foi preterido como relator do projeto que regulamenta o fim do monopólio do petróleo por um motivo: é do Rio, o que, na visão do governo, o deixaria mais suscetível ao corporativismo da Petrobrás.

Voto útil
Com o pulo nas pesquisas, o candidato do PPB em São Paulo, Celso Pitta, tentará polarizar com Erundina (PT). Quer convencer os eleitores à direita de Serra (PSDB) e Rossi (PDT) de que é a melhor opção anti-PT.

Ponto fraco
Pitta (PPB) tentará polarizar a eleição com Erundina (PT) atacando sua gestão na prefeitura. Apontada nas pesquisas como o principal motivo de sua rejeição.

Porta errada
Por um engano de sua assessoria, ACM (PFL-BA) passou um fax malcriado para o relator do Orçamento de 96, Iberê Ferreira (PFL-RN). Achava que ele não tinha incluído suas emendas.

Região em perigo
O primeiro comício de Serra (PSDB), ainda sem data, vai ser na zona Leste de São Paulo.

Maldade anônima
Estão pintando dois traços verticais em cima do "S" de Serra nas propagandas do tucano nas zonas Norte e Leste de São Paulo.

Conta-gotas
Amin (PPB-SC) prevê que o governo aprovará até setembro um órgão regulador provisório para a abertura das telecomunicações. "Dá um primeiro sinal aos investidores. Depois, o Serjão define melhor a coisa."

Ajuda externa
No pacote agrário que será lançado no dia 27, FHC vai propor às ONGs uma parceria para ajudar os recém assentados.

Mapa da terra
Fica pronto em duas semanas o atlas fundiário do país. É o mais preciso do gênero já realizado. Terá imagens de satélite obtidas com a ajuda do Inpe.

TIROTEIO
De João Leiva, sobre Alberto Goldman, vice de Pinotti, que disputa com ele a vaga de candidato do PMDB de São Paulo:
- O Goldman foi um dos deputados que teve mais emendas aprovadas no Orçamento. Nota-se que o PSDB disfarçado de PMDB está em alta no Planalto.

Próximo Texto: Mão pesada
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.