São Paulo, segunda-feira, 15 de julho de 1996
Próximo Texto | Índice

Obras elevam popularidade de prefeitos

DA REPORTAGEM LOCAL

A onda de inaugurações e de publicidade que marca a reta final das atuais gestões municipais -e coincide com a campanha eleitoral- está elevando a popularidade dos prefeitos das capitais.
Levantamento Datafolha realizado no último dia 9 mostrou que em 9 das 12 capitais pesquisadas a avaliação do prefeito melhorou desde o levantamento anterior, em abril.
Em três meses, subiu a aprovação a Jarbas Vasconcelos (Recife), Tarso Genro (Porto Alegre), Rafael Greca (Curitiba), Darci Accorsi (Goiânia), Juvêncio da Fonseca (Campo Grande), Paulo Maluf (São Paulo), Sérgio Grando (Florianópolis), Patrus Ananias (Belo Horizonte) e César Maia (Rio).
O índice dos que avaliam como ótima ou boa a gestão de Jarbas Vasconcelos -prefeito com melhor nota na pesquisa- subiu de 72% para 75%, por exemplo.
O prefeito tem feito festas regulares para divulgar suas realizações, principalmente no bairro do Recife, zona boêmia da cidade, que passa por processo de revitalização semelhante ao feito no Pelourinho, em Salvador.
"Há um empenho dos prefeitos em fazer inaugurações em período eleitoral", afirma o cientista político Fábio Wanderley Reis. "Isso se repete ao longo da história."
Avanço de Maia
O prefeito carioca teve a melhora de desempenho mais radical. Conseguiu a maior aprovação de seu mandato e reverteu a avaliação de sua gestão nos últimos três meses.
Os cariocas que consideram ótima ou boa a administração Maia hoje são 42%. No levantamento de abril, eram 25%.
O grupo que aprovava sua gestão há três meses era menor que os que a consideravam regular (45%) e ruim ou péssima (28%).
Agora, esses índices caíram para 38% e 18%, respectivamente, e foram superados pelo de aprovação.
A melhora em sua popularidade pode ser creditada às inaugurações que fez no período, especialmente as do projeto Rio-Cidade.
Melhora de Maluf
Maluf também atingiu a melhor avaliação de seu governo, a menos de seis meses de seu final.
Em abril, 43% dos entrevistados consideraram sua gestão ótima ou boa. O índice subiu para 52% na pesquisa de julho.
O avanço na aprovação coincidiu com entregas do projeto Cingapura e com a instalação do PAS (Plano de Atendimento à Saúde) em toda a cidade, usados em campanhas publicitárias.

Próximo Texto: Obras acabam, e Maluf sobe
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.