São Paulo, segunda-feira, 15 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ver fantasma é sinal de crise

DA REPORTAGEM LOCAL

"Pessoas que dizer ouvir vozes vindas do nada ou ver fantasmas têm grandes chances de estar sofrendo distúrbios psicológicos", diz a psiquiatra do Hospital das Clínicas Maria Cristina Ferrari.
A pessoa estaria passando por um surto psicótico. Saiu da realidade e passou a ouvir vozes, ver vultos, sentir o corpo flutuar etc. Isso pode acontecer com qualquer pessoa.
O psicólogo Clóvis Dias, do Programa de Atenção Integral ao Adolescente, atendeu recentemente uma garota de 13 anos que dizia "atravessar a parede da escola e ir até o shopping flutuando".
Segundo a ginecologista Albertina Duarte Takiuti, coordenadora do programa, o perfil desses casos é de "jovens muito sozinhos, que se sentem muito cobrados ou rejeitados e são exigentes demais com eles mesmos".
"Isso ocorre principalmente com meninas no início da adolescência", diz a médica. Ferrari acrescenta que "a adolescente é mais sensível e sugestionável".
Quem passar por alguma crise desse tipo deve procurar a ajuda de um psicólogo ou psiquiatra. Segundo eles, a tendência é as pessoas procurarem primeiro auxílio na religião. "Infelizmente, os casos só chegam até nós quando já estão avançados", diz Ferrari.

Texto Anterior: Poder da mente é fenomenal
Próximo Texto: MÚSICA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.