São Paulo, segunda-feira, 15 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cidade lembra os jogos antigos

EDER CHIODETTO
ENVIADO ESPECIAL À GRÉCIA

Olímpia é hoje uma singela cidadezinha situada num belo vale do Peloponeso. Lugar de veraneio de gregos e italianos, ela recebe muitos visitantes interessados na história dos Jogos Olímpicos.
O sítio arqueológico, com as ruínas do Santuário, onde eram realizados os Jogos da Antiguidade, é uma visita que nos deixa inevitavelmente nostálgicos.
Após várias etapas de escavações, entre 1875 e 1961, foram localizados praticamente todos os sítios do Santuário, a cerca de sete metros de profundidade.
Os locais onde estiveram o ginásio, o estádio, o altar de Zeus e a igreja bizantina são demarcados no terreno. Deles restaram pedaços de colunas, restos de piso, resquícios de teto, fragmentos de estátuas, pistas de grandes histórias.
A contemplação nos leva a remontar esses pedaços espalhados no chão, como num grande e caótico quebra-cabeça.
Passar pelo arco que dá acesso ao estádio onde eram disputadas as provas de atletismo é um dos momentos mais emocionantes.
No estádio, é possível ver as marcas da largada dos atletas, em ótimo estado de conservação.
Museu
Próximo às ruínas desse Santuário está o museu Arqueológico, onde a "viagem ao túnel do tempo" se completa. Lá é possível ver esculturas de Fidias e outros artistas que ornavam o templo de Zeus e os outros prédios do Santuário.
A grande estátua de mármore de Apolo, a belíssima escultura de Hermes de Praxiteles, moedas, vasos com pinturas de atividades esportivas e cavalos de bronze completam o acervo do museu.
Há ainda o museu dos Jogos Olímpicos, com toda a história das Olimpíadas modernas.
A mais curiosa documentação é a da Olimpíada de Atenas, de 1896. Existem fotos memoráveis, como a de Spyros Louis, o primeiro vencedor da Maratona.

Texto Anterior: Olímpia conta a história dos vencedores
Próximo Texto: O que ver na cidade de Olímpia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.