São Paulo, terça-feira, 16 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Contusão afasta Soraya, a ginasta do Brasil nos Jogos

HUMBERTO SACCOMANDI
ENVIADO ESPECIAL A ATLANTA

A quatro dias da abertura da Olimpíada, a delegação brasileira sofre sua primeira baixa em Atlanta.
A ginasta Soraya Carvalho, 17, teve constatada uma contusão grave na perna direita e não poderá participar das competições. Ela seria a única representante brasileira nas provas de ginástica olímpica.
Soraya se submeteu na tarde de ontem, em Atlanta, a um exame de ressonância magnética. O resultado indicou uma fratura por estresse na tíbia direita da atleta, logo acima da canela.
Fratura por estresse acontece devido a excesso de esforço ou a uma outra contusão, que atinge o osso e causa enfraquecimento do tecido ósseo.
Não há uma fratura propriamente dita, mas uma fragilização grave do osso, que impossibilita atividades físicas fortes.
Segundo a assessoria de imprensa do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Soraya reclamou de dores já na semana passada, durante a fase de treinamento em Houston (sul dos EUA).
Pensou-se então que se tratava de uma contusão muscular. Soraya chegou a Atlanta no sábado. Como a dor não diminuía, optou-se por fazer um exame.
Para os médicos da delegação brasileira, pelo quadro que a ginasta apresenta, ela teria de ficar cerca de dois meses em tratamento antes de poder retomar suas atividades normais.
Segundo o Arnaldo Santiago, chefe da equipe médica do COB, não há nenhuma possibilidade de a ginasta competir.
Diante dessa constatação, a chefia da delegação olímpica brasileira deveria se reunir ainda na noite de ontem para discutir o provável desligamento da atleta.
A decisão deve ser anunciada hoje pela manhã.
A programação olímpica previa que Soraya participasse hoje de um treino oficial, com avaliação por jurados.
A atleta, porém, está com a perna imobilizada e deverá ficar assim por pelo menos mais três dias. Ontem, ela caminhava com auxílio de muletas.
A ginasta iniciaria sua participação em competição no próximo dia 25, quando começam os exercícios individuais por aparelho.
A especialidade de Soraya são os exercícios na trave. Nessa modalidade, ela ficou em quinto lugar no último Pan-Americano, em 95.
A ginasta se classificou para a Olimpíada por ter ficado em 32º lugar no Campeonato Mundial, realizado também no ano passado.
Soraya faria em Atlanta sua estréia em Jogos Olímpicos. Como as ginastas costumam encerrar cedo suas carreiras, é possível que ela não tenha chance de tentar uma nova Olimpíada.
Caso seja mesmo desligada da delegação, ela deverá voltar imediatamente ao Brasil. Essa é a política do COB para atletas que encerraram sua participação na Olimpíada.

Texto Anterior: Divirta-se em Atlanta
Próximo Texto: Edinanci nega já ter feito exame médico
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.