São Paulo, quinta-feira, 18 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Irakerê sintetiza pop, tradição e jazz

Banda toca no festival de inverno

SYLVIA COLOMBO
DA REDAÇÃO

Versatilidade de formatos e atemporalidade são quase uma obsessão para o Irakerê. O grupo cubano, que se apresenta hoje em São Paulo e sábado em Campos do Jordão, no 27º Festival de Inverno, mostra porque é considerado hoje a síntese da música tradicional do país com o pop e com o jazz latino.
No som do grupo, encontra-se o passado musical da ilha, desde as sonoridades afro-americanas até o jazz que invadiu o país nos anos 50 e a linguagem pop e o rock que chegaram a partir dos anos 70.
"O som foi se modificando nas novas gerações, mas sempre tendo como base a tradição que marcou o nascimento do conjunto", disse Jesus Chucho Valdés, pianista e um dos fundadores do grupo.
Com 23 anos de carreira, o Irakerê funciona como catalisador destes gêneros. Os tradicionais bongó, timbales e tambores batá compõem sua artilharia percussiva.
O Irakerê trabalha com formações diferentes. Seus arranjos podem ser adaptados ao formato de orquestra sinfônica ou de câmara ou de uma banda de jazz.
A semente da orquestra encontra-se nos anos 50, quando músicos se encontravam no Club Cubano de Jazz. A partir daí, surgiram orquestras de jazz, como a do Teatro Musical de La Habana e a Orquestra Cubana de Música Moderna. Com a proposta de fusão das sonoridades da ilha com o jazz, nascia em 73 o Irakerê.
Sempre encabeçado por Chucho, já passaram pelo Irakerê músicos como Arturo Sandoval e Paquito de Rivera.
"O grupo é como uma árvore, que tem nos galhos tudo o que a música cubana já produziu", disse Chucho.

Show: Irakerê
Onde: em São Paulo, no Memorial da América Latina (av. Mário de Andrade, 664, tel. 011/823-9611); em Campos do Jordão, no Auditório Claudio Santoro (av. Arrobas Martins, 1.880)
Quando: hoje, às 21h (SP) e sábado, às 14 (Campos)
Quanto: R$ 10 (SP) e grátis (Campos)

Texto Anterior: Municipal exibe quatro óperas
Próximo Texto: Tereza Rachel estréia hoje em São Paulo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.