São Paulo, quinta-feira, 18 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bactéria mata uma criança e deixa 5.000 doentes no Japão

Morte foi causada por sushi de enguia contaminado

RICHARD LLOYD PARRY
DO "THE INDEPENDENT", EM TÓQUIO

Na noite de ontem, uma menina de sete anos estava em estado grave no hospital, e cerca de 5.000 outras crianças estavam doentes depois de terem sido envenenadas por sushi de enguia em sua merenda escolar.
O caso é o último de uma série de intoxicações alimentares que matou quatro pessoas desde maio.
Na cidade de Sakai, perto de Osaka, onde os últimos casos ocorreram, piscinas públicas e todas as 92 escolas fecharam antecipadamente para as férias de verão.
As vendas de desinfetante e cloro estão batendo recordes em todo o país. Ministros fazem reuniões de emergência e estão indo à cidade para consolar as vítimas.
"A situação está piorando", afirmou o prefeito de Sakai, Hideo Hataya. Desde maio, a intoxicação alimentar atingiu mais pessoas que o ataque com gás sarin ao metrô de Tóquio.
O germe causador do problema foi identificado como O-157, uma variação da bactéria Escherichia coli, que se multiplica no intestino humano criando uma toxina similar à que causa disenteria.
Adultos saudáveis geralmente se recuperam rapidamente, mas velhos e crianças correm risco. Os primeiros sintomas, vômitos e diarréia, podem ser leves, mas a doença pode chegar a afetar o cérebro e os rins, provocando a morte.

Texto Anterior: Incêndio em restaurante do sul da China mata 29 e fere 13
Próximo Texto: Autor de livro sobre Clinton 'confessa'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.