São Paulo, sexta-feira, 19 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rodízio vai ser 'amenizado' para caminhão

FABIO SCHIVARTCHE
DA REPORTAGEM LOCAL

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente quer retirar do rodízio de veículos a maioria dos cerca de 300 mil caminhões que circulam diariamente pela região metropolitana de São Paulo.
A minuta do decreto que vai regulamentar o rodízio, obtida ontem pela Folha, desobriga diversos tipos de veículos de carga de cumprir a restrição, que começa dia 5 de agosto.
Caminhões que transportam gêneros alimentícios, insumos para hospitais, produtos destinados a terminais ferroviários, aeroportuários e portos, combustível destinado a aeronaves e de segurança de valores vão poder circular em todos os dias.
Segundo a minuta, os caminhões vindos de outros Estados também poderão circular sem restrições por várias ruas e avenidas.
Pelo decreto, as vias liberadas serão: 1- zona sul - avenida Bandeirantes, complexo viário Maria Maluf-avenida Tancredo Neves-rua Vergueiro; zona leste - avenida das Juntas Provisórias-Estado; zona oeste - avenida Francisco Morato-Caxingui-rua Alvarenga e complexo viário das ruas Alvarenga-Sapetuba-Camargo e avenidas Eliseu de Almeida-Valentin Gentil. As rodovias e as marginais Tietê e Pinheiros também serão liberadas aos caminhões.
A minuta do decreto considera que essas vias da cidade servem de passagem para cerca de 33% dos caminhões de transporte de carga entre as regiões Norte e Sul do país, que poderiam ter seu sistema de abastecimento comprometido caso a circulação fosse restringida.
O secretário do Meio Ambiente, Fábio Feldmann, afirma que essa questão dos caminhões ainda não está totalmente resolvida e que terá hoje uma reunião com o setor de transporte de carga.
Mas a minuta da regulamentação da lei que instituiu o rodízio, e que flexibiliza a restrição aos caminhões, já está na assessoria técnico-legislativo do Palácio dos Bandeirantes, esperando pela assinatura do governador Mário Covas.

LEIA MAIS sobre o rodízio na pág. 3

Texto Anterior: SP registra crescimento de outros crimes
Próximo Texto: Juventude arrisca a vida por casaco da Forum
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.