São Paulo, sexta-feira, 19 de julho de 1996
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Avião da TWA pode ter sofrido atentado

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

O governo dos EUA está tratando como acidente a explosão do Jumbo da TWA, que matou 230 pessoas na noite de anteontem, embora não tenha ainda eliminado a possibilidade de terrorismo.
O presidente Bill Clinton, em discurso ao país, pediu para não se tirar conclusões apressadas.
Ele enfatizou que ainda não há elementos para saber o que aconteceu com o avião.
Clinton lembrou que após o atentado em Oklahoma City, em abril de 1995, muitos acusaram terroristas árabes para, poucos dias depois, constatar-se que a explosão havia sido provocada por cidadãos norte-americanos.
A Marinha dos EUA foi encarregada de recuperar as caixas-pretas do vôo TWA 800, de Nova York a Paris. Essas caixas (na verdade cor de laranja) guardam fitas com tudo que foi ouvido na cabine de comando e as informações eletrônicas sobre posição, altitude e direção do aparelho durante o vôo.
Segundo especialistas, só três fatores podem ter provocado a explosão do vôo TWA 800: uma falha catastrófica do avião, sem precedente na história do Boeing-747, uma bomba, ou uma colisão com outro aparelho ou objeto. Até o início da noite, mais de cem corpos haviam sido resgatados.
Pessoas que desfrutam de grande credibilidade, como a ex-inspetora-geral da aviação Mary Schiavo, disseram que o fato de o piloto não ter feito nenhum contato com a torre de comando em Nova York sugere a possibilidade de bomba.
O avião tinha 25 anos de uso. Foi vendido pela Boeing à Eastern Airlines, e por esta à TWA, em 1971. Mesmo quando velhos, os 747 são considerados os jatos mais seguro em operação no mundo.
A rede de TV CNN informou, sem citar a fonte, que um medidor do índice de pressão do aparelho foi trocado pouco antes da decolagem de Nova York.
O medidor indica a posição em que devem ser colocados os aceleradores que controlam a força das turbinas durante a decolagem do aparelho.
A rede de TV ABC, citando "fontes próximas à investigação", disse que a teoria dominante é a de que o avião foi destruído por extremistas usando um lança-mísseis manual.
O vôo 800 partiu do aeroporto John F. Kennedy na quarta-feira às 20h02, com uma hora de atraso, provocado, segundo a TWA, por um defeito numa esteira que coloca a bagagem a bordo e pelo atraso de um passageiro que havia embarcado sua mala, mas não estava a bordo na hora da saída.
O vôo era comandado pelo capitão Steve Snyder, funcionário da TWA desde 1964, com 17.263 horas de vôo, um quarto das quais com Boeings 747.
A explosão da TWA foi o segundo pior acidente aéreo em território norte-americano e o terceiro da história da aviação civil dos Estados Unidos.

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