São Paulo, sábado, 20 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Maluf vê PSDB em queda livre

PATRICIA ZORZAN
DA REPORTAGEM LOCAL

O prefeito de São Paulo, Paulo Maluf, e seu candidato à sucessão, Celso Pitta (PPB), acusaram ontem o PSDB de fisiologismo.
"É só ler os jornais que a gente vê que praticamente só está saindo empréstimo e dinheiro para as prefeituras do PSDB", disse Maluf. "Isso é anormal para aqueles que se julgam, no mínimo, os detentores do monopólio da austeridade e da ética."
A crítica do prefeito foi uma resposta a José Serra, que anteontem chamou de "incompetente" o projeto enviado por Pitta ao BNDES (ligado ao Ministério do Planejamento) para a construção de corredores de ônibus.
"Para a cidade de São Paulo eles não aprovaram projetos porque disseram que ela estava em boa situação e não precisava. Mas o Estado, que está quebrado, recebeu autorização para terminar uma obra do metrô que eu comecei."
Seguindo o exemplo de Maluf, Pitta não poupou o ex-ministro.
"Eu me julgo competente para obter financiamentos junto ao BID, que tem critérios muito transparentes para a concessão de empréstimos. Mas me julgo incompetente para conseguir verbas de um ministério que as distribui de acordo com critérios fisiológicos", atacou.
Pesquisa
Maluf, que chegou ontem dos Estados Unidos, disse que "ficou na maior alegria" com o crescimento de seu candidato em sete pontos percentuais, conforme pesquisa Datafolha, divulgada no último domingo.
Segundo ele, a ascensão de Pitta é um reflexo da aprovação de seu governo.
"Se a minha equipe é aprovada, o Celso Pitta, que foi um de meus secretários expoentes, também sobe", declarou o prefeito.
Maluf afirmou ainda que, em 30 de agosto, quase um mês depois do início do horário eleitoral, seu candidato será líder nas pesquisas.
"Despencando"
O prefeito debochou da suposta ajuda de líderes do PSDB para alavancar a candidatura tucana.
"Estão vendo que o Serra está despencando de um avião sem pára-quedas. O Sérgio Motta e o Mário Covas, que estão com grande prestígio, e o José Aníbal, que é um sujeito muito conhecido em São Paulo, sem dúvida vão alavancar a candidatura Serra", ironizou.
Maluf atribuiu os ataques dos adversários à candidatura do PPB ao "grande valor" de Pitta.
"Já viram que o Pitta vai para o segundo turno. É o reconhecimento de quem está na vida pública coçando o... pescoço e viu nosso crescimento com desespero."
Perguntado sobre quem exatamente seria essa pessoa, Maluf pediu que procurassem placas de inaugurações dos outros candidatos pela cidade. "Não vi nenhuma", completou.
Três horas depois de desembarcar em São Paulo, Maluf já acompanhava Pitta em uma carreata pela zona oeste da cidade.

Texto Anterior: 'Formação de Pitta é frágil'
Próximo Texto: TIROTEIO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.