São Paulo, sábado, 20 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Co-piloto era investigado

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

O co-piloto do vôo TWA 800 estava sob investigação da Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA) por ter pousado um avião com excesso de peso.
O capitão Ralph Kevorkian, 58, uma das 230 vítimas, estava no comando de um L-1011 no dia 10 de maio, voando de Los Angeles (Costa Oeste) para Saint Louis (Meio-Oeste). Por ter tido informação de que o aeroporto de Saint Louis estava congestionado, Kevorkian pediu carga extra de combustível para o caso de ter de esperar autorização para pouso.
Ao se aproximar de Saint Louis, ele recebeu ordem imediata de pouso e, em vez de avisar que estava com mais combustível, pousou. O caso ainda não havia sido julgado e a pena possível era a suspensão por um mês.
A FAA limita o peso dos aviões no pouso por razões de segurança: é grande a pressão sobre o aparelho nesse momento.
Foi o único episódio de violação de normas de segurança na carreira de 31 anos de Kevorkian. O vôo 800 estava sob o comando de Steve Snyder. A TWA não comentou o caso de Saint Louis.
(CELS)

Texto Anterior: À procura de pistas
Próximo Texto: NOTAS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.