São Paulo, domingo, 21 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ex-prefeitos estão à frente na disputa eleitoral do ABCD

PT e PTB surgem como favoritos em Santo André e São Caetano

CARLOS EDUARDO ALVES
DA REPORTAGEM LOCAL

Quatro ex-prefeitos lideram a disputa pelas prefeituras das quatro mais importantes cidades da região do ABCD paulista, segundo pesquisa do Datafolha.
As dianteiras mais folgadas são de Luiz Tortorello (PTB), em São Caetano do Sul, e Celso Daniel (PT), em Santo André. Ambos venceriam a eleição no primeiro turno com 65% de preferência (Tortorello) e 62% (Daniel).
Em Diadema, Gilson Menezes (PSB) está à frente, com 49%. Mas a soma dos votos de seus adversários (43%) não permite a aposta segura de vitória no primeiro turno, já que a margem da erro da pesquisa em todas as cidades é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.
A disputa mais equilibrada ocorre em São Bernardo do Campo. Lá, Tito Costa (PFL) tem ligeira vantagem sobre Maurício Soares (PSDB), mas dentro da margem de erro. Waldir Cartola (PTB) vem logo atrás de Soares.
Em São Caetano, Tortorello lidera em todas as divisões por escolaridade, renda e idade. Na pesquisa espontânea, aquela em que o entrevistado revela seu candidato sem o estímulo do cartão com os nomes dos concorrentes, o petebista tem 49%.
No conjunto do eleitorado da cidade, o segundo lugar é de Cláudio Demambro (PSDB), com 13%. A petista Vera Severiano tem 8%.
Santo André
O deputado federal Celso Daniel, pelo menos por enquanto, é a única perspectiva viável de vitória do PT na região, berço político do partido. Os 62% de Daniel são seguidos de longe pelos 9% do também deputado federal Duílio Pisaneschi (PTB).
Na pesquisa espontânea, o petista tem 35% de adesões, contra 4% de seu adversário do PTB. Daniel tem maioria absoluta em todas as divisões da pesquisa e metade da rejeição de Pisaneschi.
Em São Bernardo, o duelo de ex-prefeitos entre Costa e Soares é garantido basicamente pelos votos que o tucano consegue entre os eleitores que se declaram petistas. Soares, ex-petista, tem 32% dos sufrágios do PT, contra 15% de Costa e 25% de Wagner Lino (PT).
No conjunto do eleitorado da cidade, Lino tem 9% dos votos. O pefelista aumenta sua vantagem entre os consultados a partir de 45 anos ou mais.
Há equilíbrio também na pesquisa espontânea. A rejeição de Cartola (36%) é a maior entre os candidatos. Costa é vetado por 23% e Soares, por 18%.
Reduto ameaçado
Diadema, que elegeu três prefeitos do PT nas três últimas eleições municipais, apresenta um duelo entre Gilson Menezes, ex-petista, e o deputado federal José Augusto da Silva Ramos (PT).
Ramos tem 39%, contra 49% de Menezes. Na espontânea, a dianteira é de Ramos, por três pontos. A vantagem de Menezes, na estimulada, é maior nas duas pontas da divisão por idade, ou seja, entre os mais novos e os mais velhos.

Texto Anterior: A escolha de Sofia
Próximo Texto: Telma lidera com 52% em Santos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.