São Paulo, domingo, 21 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ortopedia tenta prevenir doença

NOELLY RUSSO
DA REPORTAGEM LOCAL

A organização moderna do trabalho está provocando lesões antes dissociadas dos ambientes de trabalho. "O operador de telemarketing, por exemplo, não decide quando precisa de uma pausa ou mesmo o ritmo de seu trabalho. Ele tem de atender às ligações, uma atrás da outra", afirma o ortopedista Sergio Nicoletti.
Segundo ele, a ortopedia ocupacional, um ramo moderno e ainda praticamente desconhecido no Brasil, tenta prevenir e reeducar empresas e funcionários sobre a maneira como a organização do trabalho é realizada.
"Visitei cerca de 12 empresas. A maioria apresentava algum tipo de problema, como mobiliário inadequado, computadores antigos, mesas muito baixas ou altas."
O propósito das visitas é avaliar o paciente no consultório e fora dele. "O que acontece hoje é que o paciente chega ao consultório com alguma lesão originada no local de trabalho. O paciente é tratado e recebe recomendações para modificar em alguns pontos sua rotina de trabalho. Às vezes, a empresa não está estruturada para acomodar as modificações", diz Nicoletti.
Segundo ele, a reorganização do trabalho tem sido bem recebida por empresários e funcionários. "O dono de empresa sabe que perde dinheiro com funcionário doente e deve investir na qualidade do ambiente de trabalho."
Ele diz que o projeto de diagnosticar empresas e pacientes ainda é embrionário, mas acredita que resultados positivos nas duas experiências que já realiza podem ampliar o número de profissionais interessados na área.
(NR)

Texto Anterior: Cadeira inadequada pode provocar lesão
Próximo Texto: Móvel passa por avaliações
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.