São Paulo, domingo, 21 de julho de 1996
Texto Anterior | Índice

Precaução; Sugestão; Porta de entrada; Mundo cão; Dar o exemplo; Orgulho nordestino; Péssimo exemplo; Iniciativa louvável

Precaução
"Sobre a 11ª Conferência Internacional de Aids realizada em Vancouver (Canadá): todos expuseram os resultados de suas pesquisas, merecendo destaque o dr. David Ho e seu 'coquetel'.
Sem dúvida os resultados estão sendo extraordinários, pois pacientes vêm recuperando suas forças e a vontade de viver.
Essa 'overdose medicamentosa' consegue eliminar o vírus HIV da corrente sanguínea, fazendo-nos pensar na tão sonhada cura.
É importante frisar que isso não significa a 'cura' definitiva, pois o pacientes passará a ser um doente crônico e continuará a transmitir o vírus.
Necessitamos esperar a próxima conferência, que certamente nos trará informações mais precisas sobre a atuação dos medicamentos utilizados e de que forma os co-fatores (substâncias que auxiliam o vírus a penetrar nas células) podem ser bloqueados."
Itamar Souza de Oliveira Júnior, membro da Sociedad Española Interdisciplinar del Sida e da International Aids Society (São Paulo, SP)

Sugestão
"Não poderia o Congresso elaborar uma lei que determinasse a obrigatoriedade de todo latifundiário manter arrendados 20% ou 30% de suas terras?
Com isso o governo ficaria livre de arcar com o ônus da desapropriação e consequente assentamento de sem-terra.
E os agricultores, por sua vez, iriam acumulando poupança até chegar à independência. Assim procederam imigrantes e seus descendentes europeus e asiáticos."
Tetuo Kaigawa (São Paulo, SP)

Porta de entrada
"Em relação ao artigo 'A saúde e a mente' de Antonio Ermírio de Moraes (7/7), temos algumas considerações.
Fala o autor que 'num estudo do Ipea/ONU as moléstias mentais são o primeiro item de dispêndio público e a segunda causa de internações nos hospitais do Brasil'.
Isso decorre, pela nossa experiência, de dois fatores elementares: 1) a psiquiatria não é coberta pelas empresas de medicina de grupo, de cooperativa médica e de seguro saúde. Apenas algumas empresas -estatais e privadas- assumem-na.
2) O modelo de atendimento psiquiátrico em vigor é errado.
É necessário estabelecer-se a chamada 'porta de entrada', como ocorre em todas as especialidades médicas. Isto é, a entrada é sempre pelos serviços de pronto-socorro e de ambulatório.
Em casos de evolução mais prolongada ou de maior complexidade, que são a minoria nas especialidades médicas de um modo geral, é que se encaminham os pacientes para outras estruturas específicas.
Em psiquiatria ou não é seguido esse modelo ou não se tem vontade política em implantá-lo."
Monkazu Yokoyama, médico psiquiatra (São Paulo, SP)

Mundo cão
"À empresária Di Dio: concordo que o Estado não é nossa mãe, nossos pais. Mas tornar esse quadrilátero Cerqueira César/Jardins, já tão aberrantemente desigual, num reduto de pseudopoliciais é querer que os filhos desse polígono esqueçam que existe um mundo cão.
É crer que só os filhos dos 'outros' sabem o que é violência e que bandido é todo aquele que está excluído dos formais círculos de poder (!!!), ao menos potencialmente."
Marcelo E.P. Castellanos (Campinas, SP)

Dar o exemplo
"Acho que a professora Eunice Durhan, antes de atacar os professores universitários, especialmente os de instituições públicas, dizendo que estes se aposentam cedo demais e que por isso são os grandes responsáveis pela derrocada da universidade brasileira, deveria olhar para si própria.
Ela deveria devolver, assim como os demais professores aposentados que estão no governo (Fernando Henrique, Paulo Renato, Francisco Weffort, Ruth Cardoso, só para citar os mais famosos), a aposentadoria que recebe de sua universidade pública (no caso a USP).
Ou então que parem de colocar a culpa da decadência da universidade pública nos seus professores, que hoje recebem salários aviltantes."
Soraya Smaili (São Paulo, SP)

Orgulho nordestino
"Ignoro como o homem define 'ser superior'. Em pesquisa, entrevistados do Sudeste apontam os nordestinos como seres inferiores. Andamos enganados e vamos continuar, enquanto desprezarmos a substância interior.
Somos de um mesmo povo, sofremos as mesmas dores e receios, país de Terceiro Mundo, e olhamos nossos irmãos como... fubicas.
Os planetas longínquos nos atingem mais do que nós ao próximo. Quando fere o dedo, é o corpo que sofre... precisamos olhar o mundo como um corpo e não fragmentos isolados.
Ah!... vocês me causam tristeza. Apesar de serem esborrachados e ilhados, gosto de vocês e lhes tenho respeito, carinho e admiração. O que faz se engrandecer tanto por nada?
De um catimbó que se orgulha de ser brasileiro, nordestinamente brasileiro."
Roberto Otaviano de Carvalho (Recife, PE)

Péssimo exemplo
"Todos os candidatos a prefeito e a vereador estão debatendo as questões que preocupam a população na cidade de São Paulo. Coloco aqui uma contribuição para esse debate.
O PAS é uma grande besteira e um péssimo exemplo para os serviços públicos, a democracia e o cidadão.
A atribuição do Estado é garantir serviços gratuitos e eficientes de saúde, previdência, assistência social e educação aos seus cidadãos.
O PAS acaba com essa gratuidade na saúde pública. O secretário do Bem-Estar Social obriga pais, mães e responsáveis por crianças em creches públicas do município a contribuir com gêneros alimentícios e de limpeza, achando que isso é 'colaboração e responsabilidade comunitária'.
A seguir essa prática, no futuro teremos o idoso colaborando com R$ 10 mensais para frequentar o Centro de Convivência, e também o jovem para frequentar a escola pública e mais R$ 10 para frequentar os centros recreativos e esportivos da cidade!"
Luiz Ferretti, conselheiro do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente -Condeca (São Paulo, SP)

Iniciativa louvável
"Gostaríamos de parabenizar a Polícia Civil do Distrito Federal pela iniciativa em lançar uma cartilha para homossexuais contendo orientações contra a violência.
Diante de mais de 1.200 assassinatos de homossexuais no Brasil desde 1980 é evidente que medidas precisam ser tomadas tanto pelos grupos organizados quanto pelas autoridades constituídas.
A ação da polícia do DF mostra uma preocupação para com a defesa da cidadania e deve servir de exemplo para as demais corporações."
Toni Reis, coordenador de projetos do Grupo Dignidade -Conscientização e Emancipação Homossexual (Curitiba, PR)

Texto Anterior: Uma nova era de ouro do capitalismo?
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.