São Paulo, segunda-feira, 22 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Hospitais da zona norte de SP ficam sem oftalmologistas

Gerente teve ferimento no olho e não encontrou especialista

DA FT

Nenhum hospital ou pronto-socorro público -estadual ou municipal- da zona norte de São Paulo tinha oftalmologista de plantão ontem.
A gerente comercial R.C., 38, que diz ter sido agredida pelo ex-marido anteontem e teve ferimentos nos olhos, ficou sem atendimento, apesar de ter procurado assistência em todas as unidades da região.
"Fui fazer exame de corpo de delito, e o perito do IML me mandou procurar um oftalmologista com urgência", disse R.C. "Não tenho plano de saúde, mas pago todos os meus impostos. É um absurdo não conseguir atendimento para uma coisa dessas."
Orlando Magnoli, coordenador de imprensa do PAS (Plano de Atendimento à Saúde) da prefeitura, que não tinha oftalmologistas em suas unidades da zona norte, disse que "a paciente deveria ter sido orientada a procurar o hospital Tatuapé ou o Jabaquara, que têm a especialidade".
O secretário estadual da Saúde, José da Silva Guedes, não foi localizado. Os funcionários dos hospitais estaduais da região informaram que os estabelecimentos nunca têm oftalmologistas de plantão.
Falta de informações
Parentes de doentes internados no Hospital Municipal de Pirituba, filiado ao PAS, disseram ontem que o hospital se recusava a dar informações sobre pacientes.
"Minha neta entrou ontem (sábado) à tarde com parada cardíaca. Estou aqui há cinco horas e ainda não consegui saber se ela está viva", disse a funcionária pública Fátima Cruz Oliveira, 43. Magnoli negou as afirmações dos parentes dos internados.

Texto Anterior: Jogo aumenta movimento em parque
Próximo Texto: Ruas de São Paulo recebem a partir de hoje notas de 'legal'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.