São Paulo, segunda-feira, 22 de julho de 1996
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Visual é arma na 'guerra' do fast food

FÁTIMA FERNANDES
DA REPORTAGEM LOCAL

As embalagens estão se tornando cada vez mais peças fundamentais nas vendas de fast food.
O cuidado na hora de escolhê-las já é tão importante quanto o próprio produto a ser lançado.
Por isso, nas grandes cadeias, elas podem participar com até 20% do preço de um sanduíche ou de uma sobremesa.
O Bob's, hoje com 78 lojas, gasta por ano aproximadamente US$ 3 milhões com embalagens ou 3,5% do seu faturamento -de US$ 85 milhões no ano passado.
"É um gasto bem importante", diz Rogerio Braz, presidente do Bob's. Ele conta que a empresa trabalha com 50 tipos de embalagens e investe por ano US$ 50 mil no desenvolvimento de novas.
Na Arby's, rede com 16 lojas que fatura US$ 13 milhões por ano, as compras com embalagens, que somaram R$ 525 mil em 1995, devem chegar a R$ 850 mil em 1996.
"Gostaríamos que esses valores fossem menores. Só que as embalagens agregam valor ao produto", diz Simone Galante, diretora.
Segundo ela, numa praça de alimentação, por exemplo, a decisão de compra é feita no ponto-de-venda. O produto com melhor visual, portanto, é escolhido.
Para aumentar a venda das suas tortas de maçã e de banana, a Arby's acaba de lançar novas embalagens para as duas sobremesas.
Simone conta que, com a troca, -a antiga escondia o produto e a nova o mostra numa foto-, o peso das embalagens no custo das tortas subiu de 5% para 25%.
A empresa acredita que vale a pena. A Arby's espera dobrar a venda das sobremesas para 40 mil unidades por mês -sobretudo durante a promoção (R$ 1,60, a unidade), que vai até o final de agosto.
A partir de setembro, volta a vender o produto pelo preço antigo (R$ 1,95). "Optamos por uma margem de lucro menor, mas vamos ganhar em escala."
Marmita
"Ninguém gosta de comer na marmita", diz Nilo Cottini Filho, vice-presidente da Brasilgrafica, fornecedora exclusiva de embalagens para o McDonald's, ao referir-se à preocupação das cadeias de fast food com embalagens.
Ele conta que o McDonald's, que espera para este ano faturamento de US$ 750 milhões, compra da empresa o equivalente a R$ 700 mil em embalagens por mês.
Para atender às encomendas do seu quinto maior cliente, a Brasilgrafica reserva cerca de 350 toneladas mensais da sua produção.
Roberto Desio, diretor do McDonald's, que tem 191 lojas espalhadas pelo país, diz que as embalagens -especialmente de papel- chegam a participar com até 14,5% do custo da empresa.
"Elas são importantíssimas no nosso negócio." Desio conta que a empresa está sempre trabalhando com os fornecedores para inovar nas embalagens.
O McDonald's utiliza 55 tipos diferentes de embalagens. Consome 97 milhões de embalagens por ano no país para sanduíches e 92 milhões de copos.

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