São Paulo, segunda-feira, 22 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MTV produz filme com baratas treinadas

PATRICIA DECIA
DE NOVA YORK

Você pagaria um ingresso de cinema para assistir a um filme cujos protagonistas dividem a tela com milhares de baratas?
Os executivos da MTV apostaram que sim ao produzir "Joe's Apartment" (O apartamento de Joe), que estréia nesta semana nos Estados Unidos.
Em seu primeiro longa-metragem, o diretor John Payson utilizou cerca de 5.000 baratas vivas, além de insetos-robô e outros criados por animação eletrônica.
No filme, as baratas atuam, cantam e dançam, além de criar muitos problemas para Joe, interpretado por Jerry O'Connel ("Conta Comigo").
"Jerry é muito macho", disse o diretor Payson. É que o ator, por escolha própria, chegou a colocar duas baratas vivas dentro da boca durante as filmagens, além de suportar os insetos pousando em seu nariz.
Mas não se trata de baratas comuns. Os insetos utilizados na produção, acredite se quiser, são treinados por um especialista e capazes de fazer truques.
Só para se ter uma idéia, os atores tiveram mais de 50 encontros especiais com as baratas para "neutralizar as reações negativas", antes de as filmagens começarem.
O roteiro é baseado num curta-metragem de três minutos dirigido por Payson para a emissora de televisão MTV, em 1992.
Formado na universidade de Harvard, o diretor é ainda cartunista e trabalha como produtor executivo da "Liquid Television", um programa de filmes de animação, também na emissora.
Em "Joe's Apartment", o protagonista é um rapaz de uma pequena cidade de Iowa (Joe), que chega a Nova York para mudar de vida. Sem dinheiro nem amigos, muda-se para um apartamento no East Village, uma das regiões menos valorizadas da cidade.
Quase em ruínas, muito sujo e com móveis caindo aos pedaços, o apartamento de Joe é o lar perfeito para mais de 50 mil baratas.
A comunidade de insetos tem dois líderes: Ralph e Rodney Roach, que, inicialmente, querem se livrar de Joe. Mas, depois, acabam ajudando seu novo colega de quarto.
Outros humanos que participam do filme são a candidata a namorada de Joe, Lily (Megan Ward), o senhorio e seus capangas.
Ward, que em uma das cenas recebe uma "ducha" de baratas que caem da lâmpada, afirmou que seu relacionamento com os insetos, durante as filmagens, não foi tão amigável quanto o de O'Connell.
"Digamos que a única fobia que tenho é de baratas", afirmou.
Os insetos de "Joe's Apartment" mostram suas qualidades artísticas principalmente cantando e dançando. A trilha sonora foi criada por Carter Burwelle, responsável pela música de vários filmes dos irmãos Cohen, como "Arizona Nunca Mais", Barton Fink - Delírios de Hollywood" e, mais recentemente, "Fargo".
Para fazer as baratas dançar, a animação eletrônica foi o grande trunfo do diretor. Uma das principais cenas dessa tipo, e uma das que deram mais trabalho à equipe, é a coreografia de baratas no vaso sanitário. As baratas nadadoras fazem evoluções no estilo das sereias dos filmes de Hollywood.
Considerada um dos insetos mais repugnantes que habitam a Terra, a barata já apareceu em dezenas de filmes B e em filmes de terror como na sequência final de "Creepshow".
Além disso, também fizeram participações especiais em produções como "Indiana Jones e o Templo da Perdição" e no recente "The Craft", sobre adolescentes que viram bruxas.

Texto Anterior: TCA comemora três anos com show de Gal Costa
Próximo Texto: TV infantil lança 'Harriet'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.